28 anos ao serviço da inovação

Fundada em 1989 por Custódio Livramento e Maria da Luz, a SATARU atua no ramo da Engenharia e Arquitetura. A aposta na qualidade e inovação, bem como o bom relacionamento com os clientes são a chave do sucesso desta empresa algarvia.
Os sócios gerentes/fundadores contam com o apoio dos filhos na orientação dos destinos da empresa. Com uma vasta experiência profissional, Custódio Livramento iniciou o seu percurso profissional em Angola, onde exerceu funções como diretor nacional de estradas. Mais tarde, e depois de ter regressado a Portugal, inicia funções como diretor do Gabinete de Apoio Técnico de Tavira, onde se manteve até 1998. É durante este período que cria a SATARU, uma empresa de referência na área, que centra a sua atividade na elaboração de projetos, fiscalização, e coordenação de obras de construção civil, certificação energética, topografia e modelação 3D, “Nós estamos aptos a atuar em todas as áreas de engenharia civil. Se não dispusermos, no quadro, de um técnico para uma determinada especialidade, tratamos de o admitir no sentido de satisfazer o cliente”, refere Custódio Livramento.
Um grupo, diversas valências
O grupo SATARU conta atualmente com as empresas SATARU Portugal, SATARU Internacional, CL Construções e SATARU Angola, estando estas duas últimas (empresas de direito angolano), com a atividade quase estagnada em função da situação financeira do país. No entanto a perspectiva é que em breve possam ser reativadas com a retoma de alguns projetos que se encontram em carteira. “Mantemos a nossa ligação a Angola pois continuamos com algumas colaborações e aguardamos o desbloquear de várias propostas ainda pendentes”, refere Custódio Livramento.
Atualmente com um volume de trabalho substancial, a SATARU encontra no setor público a maior percentagem de clientes, representando cerca de 75% do volume final, enquanto que o cliente particular ocupa os restantes 25%. Rui Livramento refere que a maioria dos clientes é de nacionalidade portuguesa. No entanto a SATARU começa a registar alguma afluência de clientes suecos e franceses, que cada vez mais começam a optar pelos serviços da empresa algarvia. Sem área geográfica de atuação delimitada, a SATARU pode realizar projetos para qualquer país. “Estamos a elaborar projetos para Angola neste momento, tendo também trabalhado com outros países, nomeadamente dos PALOPS”, afirma Rui Livramento.
As décadas de história permitiram a esta empresa de Tavira criar um portfólio repleto de projetos de excelência, nas áreas de habitação, infraestruturas, vias de comunicação, serviços e fiscalização.
A aposta na proximidade
Atualmente, após a retoma do setor, estão com um crescimento na ordem dos 50% a SATARU pretende continuar a prestar um serviço de excelência aos seus clientes, trabalhando diariamente para ser reconhecida como uma empresa de referência na área.