A nova reforma da arquitetura

Sediada em Coimbra, a R3form é uma empresa de arquitetura, criada por João Fernandes, em 2015. Especializada em LSF (Light Steel Framing) fornece serviços de projeto, construção chave na mão e remodelação.
João Fernandes, designer industrial desde 2006 e arquiteto desde 2014, criou a sua empresa em 2015. Inicialmente, o arquiteto trabalhava em nome próprio e, mais tarde, criou duas marcas, nomeadamente a N0projects (um atelier de arquitetura) e a 0n Eco-House (uma marca de casas modulares). Todavia, devido aos diferentes nomes que envolviam a empresa, João achou necessário simplificar a leitura ao cliente. Desta forma, em 2016, foi criada a marca R3form com que a empresa passou a partilhar o nome.
A R3form presta serviços de projeto, desde projetos simples de arquitetura até estudos prévios e projetos de licenciamento completos, assim como serviços de construção chave na mão e construção de remodelação, quer seja de interiores ou de exteriores. Estes serviços são prestados pela integralidade do país, pois algumas das obras realizadas pelo arquiteto encontram-se nos distritos do Porto, Coimbra e Lisboa. Em 2015, a R3form surgiu como atelier de arquitetura e engenharia. Com efeito, no mesmo ano, foram contactados por um cliente português que se encontrava em França, para um pedido de construção em LSF. Desta feita, João Fernandes e os seus colaboradores decidiram desenvolver um modelo técnico para executar em França, que fosse economicamente viável, até em termos de transporte. Sempre subtraindo o positivo de cada situação, o entrevistado revela, “tivemos logo a nossa primeira lição empresarial que foi: não nos pagaram”.
Light Steel Framing
João Fernandes explicou à equipa do Empresas+® que o LSF surgiu, há cerca de 40 anos, no Canadá, devido à necessidade de estruturas mais resistentes às intempéries. Hoje em dia, é considerado o sistema construtivo mais eficiente nos Estados Unidos da América, contudo, “em Portugal é relativamente recente e tudo o que é recente demora a entrar”, confessa o entrevistado. Desta forma, o arquiteto explica, “o LSF não se trata de uma casa pré-fabricada, se formos por aí, as telhas são pré-fabricadas, os tijolos são pré-fabricados, e por aí fora. O LSF é um sistema construtivo eficiente”.
Projetos com destaque
O primeiro cliente da R3form resultou no primeiro projeto: a Casa MA. Assim, o entrevistado confessa, “é o primeiro e o primeiro fica sempre”. Um projeto que se realça pela importância da remodelação é a sala de estudo da Associação Académica de Coimbra. João Fernandes explica que este projeto se destaca porque “estamos a falar de um edifício de património onde se procurou recuperar a memória do que aquilo era, foi reabilitar aquele espaço com pequenas coisas”. Por fim, o arquiteto ressalva ainda uma intervenção realizada na Igreja Santo António dos Olivais, elaborando e permitindo que a mesma seja acessível a todos os habitantes (adicionando mobilidade reduzida).
Futuro da R3form
O empresário revela que o principal objetivo da R3form, nos próximos anos, será de criar novas instalações da empresa e sediá-las no distrito do Porto e na capital do país, sendo estas as duas grandes metrópoles de Portugal. Em relação ao futuro, o entrevistado confessa que “as pessoas queixavam-se da crise de 2008, eu antecipo uma crise de 2023 que será pior do que a de 2008”. Todavia, nos momentos de crise, os clientes procuram, geralmente, soluções mais económicas e, para todos os efeitos, o LSF é uma delas.
Para concluir a entrevista, João Fernandes aconselha os recém-licenciados, na sua área, da seguinte forma: “O primeiro conselho que daria é sair do sofá. Somos um universo de cerca de 27 mil, curiosamente estou a contratar os meus colegas de faculdade. Se sou melhor do que eles? Não, mas saí do sofá mais cedo”.