Adaptar às necessidades dos clientes

Situada no Algarve, a Keos é uma das empresas a ter em conta em 2018. Com uma equipa composta por 29 engenheiros, a empresa apresenta um variado conjunto de serviços, desde fiscalização à coordenação de segurança em obras. Segundo Paulo Coelho, administrador da empresa, “a segurança no trabalho é, juntamente com a engenharia, uma das principais vertentes do trabalho na Keos”.
Em atividade desde 2007, a Keos foi fundada por Paulo Coelho, em sociedade com mais dois engenheiros. Sendo atualmente o único sócio da empresa, o engenheiro revela em entrevista ao Empresas+®, que os seus funcionários são o maior alicerce da empresa. “Atualmente colaboram comigo cerca de 29 engenheiros, do setor civil, do ambiente, mecânicos, eletromecânicos e até alimentares. Todos eles têm categoria profissional de engenheiro ou de técnicos de segurança no trabalho. Muitas vezes no acompanhamento de obras denoto que há um bom engenheiro, e de imediato tento recrutar para a minha empresa. Desta forma, consigo ter uma equipa multifuncional, especializada em várias áreas, desde a parte da restauração à parte da hotelaria, das fábricas ou pedreiras. Temos um know-how para prestar serviços a todos os tipos de clientes”.
No que respeita aos serviços fornecidos, Paulo Coelho, reforça a ideia que a Keos tem uma atividade muito ligada à segurança no trabalho. “Fazemos fiscalizações, coordenações de segurança em obras, realizamos projetos de engenharia, certificação energética de edifícios e prestação de serviços de segurança no trabalho. Contudo, é importante que todos os estabelecimentos, não só os da área da construção, tenham serviços de segurança no trabalho garantidos”.
Outra das preocupações assumidas pelo engenheiro é a adaptação dos seus serviços às necessidades dos clientes, tendo em conta as exigências da legislação. Na prática, a Keos oferece tudo o que é obrigatório para a as empresas terem, tanto a nível da segurança do trabalho, da segurança alimentar e da certificação energética ou em matéria de gestão ambiental ou mesmo no capítulo da segurança contra incêndios em edifícios. Em relação ao trabalho de construção, a Keos caracteriza-se como uma empresa que presta serviços para as entidades executantes e para os donos de obra.
Clientes exigentes
Prestando serviços de norte a sul do país, a empresa marca presença inclusivamente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, ou mesmo acompanhando os seus clientes em projetos realizados no estrangeiro. Os clientes exigentes são o maior desafio e incentivo para a empresa administrada por Paulo Coelho, implicando que todos os colaboradores da Keos estejam devidamente certificados. “Por norma, os clientes internacionais com quem trabalhamos exigem trabalhar com empresas certificadas a nível de segurança no trabalho, o que nos obriga a reforçar a importância da segurança”, completa Paulo Coelho.
Durante os últimos 11 anos de atividade, um dos grandes projetos, que contou com a participação da Keos, foi o projeto do IP4 (A4) – Sublanço Túnel do Marão / Nó de Parada de Cunhos. “No projeto do Marão tivemos muito trabalho, fizemos todos os procedimentos de segurança, envolvemos todos os trabalhadores numa cultura de segurança apropriada para a obra, e no final, vermos o nosso trabalho reconhecido, por atingirmos os objetivos traçados para o projeto que era terminar a obra dentro do prazo e sem acidentes mortais. Foi sem dúvida um orgulho e uma mais valia para a empresa”, assume o empresário.
Apostar na segurança
Com a concorrência cada vez mais afirmada neste setor de atividade, um dos maiores problemas da Keos, prende-se com a falta de pessoal especializado e sem qualificação a prestar serviços de construção e fiscalização de obras. Por sua vez, uma das mais valias da empresa, consiste na qualificação da equipa, com um quadro efetivo que conta com mais de dez anos. “O maior potencial que temos na nossa empresa é sem dúvida o capital humano, esta é uma aposta sempre a manter”, refere.
No futuro, Paulo Coelho irá continuar a dar primazia à segurança no trabalho. Neste seguimento, destaca o projeto recente. “Realizámos um projeto direcionado para a prevenção e segurança no trabalho, com a realização de livros destas temáticas, para os mais novos”, expõe. Até 2020, segundo Paulo Coelho, o quadro profissional é para manter, juntamente com a preferência por projetos dentro da área da segurança do trabalho, contudo, sempre complementados com a área da engenharia.