De Aveiro para o Mundo

Mapril Baptista, fundador do Grupo Les Dauphins, emigrou para França, em 1962, quando tinha apenas seis anos de idade. Com 20 anos empresário e hoje é responsável por uma equipa 150 profissionais especializada no fabrico e comercialização de veículos especiais de emergência médica e transporte de doentes. Atualmente, o Grupo é líder incontestável no mercado francês e possui uma unidade fabril no nosso País, onde fabricam de Aveiro para o Mundo.
Situada em Aveiro, desde 2004, a Cap-Sud, empresa de forma juridica portuguesa, dedica-se ao fabrico e transformação de veículos de 15 marcas diferentes em ambulâncias. A Cap-Sud produz cerca de 1500 viaturas por ano.
A Cap-Sud aposta ainda em recursos humanos altamente qualificados e em meios de produção que utilizam a mais recente tecnologia, tudo para oferecer aos seus clientes uma garantia de máxima qualidade. “Produzimos soluções com recurso a diversas marcas e modelos num processo estandardizado ou de acordo com especificações do cliente, apresentando soluções à medida. Seja de que forma for, encontramos soluções adaptadas às necessidades dos nossos clientes. Para isso, colaboramos com os melhores parceiros e fazemos uso de materiais de alta qualidade. De acrescentar ainda que os nossos modelos são testados por entidades acreditadas no setor e que as adaptações e alterações aos veículos são controlados pelas respetivas marcas através do cumprimento rigoroso das mais diversas regras e normas”, assegura Mapril Baptista, fundador do Grupo Les Dauphins.
Líder de mercado
O Grupo é, atualmente, líder no mercado francófono no fabrico e comercialização de veículos especiais de emergência médica e transporte de doentes. Em França, a Les Dauphins labora com uma equipa composta por 49 profissionais e, neste momento, de acordo com o empresário, o Grupo é responsável por 57 por cento dos veículos de emergência e transporte de doentes que existem naquele país. “A título de exemplo, o mercado francês só em 2019 adquiriu 2000 viaturas nossas incluindo outro tipo de carros como os da polícia o os para deficientes. Todas as semanas realizamos o transporte de 60 carros ida e volta [30 ambulancias já transformadas e 30 por transformar]. Ao mesmo tempo, cada camião regressa a Portugal com um novo veículo a transformar futuramente, tudo para que não nos falte matéria-prima e para que possamos rentabilizar, ao máximo, os custos de transporte”.
Todos os veículos comercializados pelo Grupo são produzidos em Portugal, na unidade da Cap-Sud, em Aveiro, fábrica composta por uma equipa de cem pessoas. “Cada vez mais, a gestão de qualquer empresa tem que ser realizada de forma estratégica e ponderada, uma vez que o valor faturado tem que ser suficiente para fazer face a todas as despesas e para a obtenção de algum lucro que será novamente aplicado na empresa e que fará com que esta cresça e evolua. Neste sentido, ao longo dos últimos anos realizámos diversas melhorias na nossa unidade fabril e procedemos à sua ampliação, o que nos permite, atualmente, responder afirmativamente a qualquer desafio que os nossos clientes nos coloquem. De referir ainda que, para isso, nunca tivemos que recorrer a empréstimos da Banca, o que é significativo, uma vez que falamos de um investimento na ordem dos dez milhões de euros. Estas melhorais são contínuas e esforçamo-nos por oferecer sempre mais e melhor, por isso as obras são uma constante”, assevera Mapril Baptista.
“A nossa posição no mercado internacional permite-nos oferecer, todos os anos, vários veículos às mais diversas corporações no nosso País e essa responsabilidade social que cumprimos é reconhecida por todos”, completa.
Marca Les Dauphins
“Apesar de trabalharmos com todas essas marcas conhecidas e reconhecidas mundialmente, quando os veículos saem da nossa fábrica a marca é sempre Les Dauphins e é essa que consta no livrete. Isso só é possível porque cumprimos com todas as normas e detemos todas as certificações que o setor exige. O mercado francês é muito exigente e temos que estar sempre atentos e prontos a adotar todas as novas exigências. Atualmente somos a única empresa a fazê-lo e orgulho-me disso. Contudo, acredito que, no futuro, os nossos concorrentes também serão obrigados a seguir esse caminho”, advoga Mapril Baptista.
A empresa é certificada de acordo com a norma ISO 9001:2015, sendo que a conceção e fabrico das ambulâncias Les Dauphins é ainda realizado de acordo com a Norma Europeia EN 1789.
O empresário admite que olha para o mercado de forma aberta e que considera que a existência de concorrência é um fator positivo para as empresas, “uma vez que nos obriga a focar a nossa ação na satisfação constante do cliente. Cada empresa tem uma forma específica de trabalhar e o cliente fará a sua escolha. Apesar disso, como vendemos todos os carros que produzimos acabamos por não sentir qualquer efeito negativo da concorrência.
Ainda assim, esta á uma área de negócio muito especifica que se irá desenvolver ainda mais, uma vez que estes equipamentos são cada vez mais necessários, já que a população europeia está a envelhecer e a esperança média de vida continua a aumentar. Sendo assim, uma crise não está no meu horizonte e não me traz preocupações. Contudo, a ressalvar que este é um setor em constante mutação e que as entidades competentes cada vez exigem mais deste tipo de solução, obrigando os produtores ao cumprimento de uma série de normas”.
Em relação ao futuro, Mapril Baptista revela que, neste momento, os seus três filhos já trabalham no Grupo e que o futuro está a ser preparado. “Todas as decisões são tomadas a cinco, em conjunto com a minha esposa e penso que de outra forma não faria sentido. Dentro de dois ou três anos irei deixar a empresa e acredito que esta ficará em boas mãos. Apesar disso, acredito que iremos continuar com o mesmo dinamismo e a apostar ainda mais na modernização da unidade fabril uma vez que iremos apostar, a curto prazo, na transformação de veículos elétricos, uma vez que acreditamos que o futuro passará por aqui”, conclui.
Responsabilidade Social
A vertente social assume grande importância para o Grupo Les Dauphins. A empresa patrocina, desde há alguns anos, um evento de batismo de voo para crianças portadoras de deficiência. Este ano este terá lugar em Alvor, Portimão.
Mapril Baptista é ainda o homem forte do Lusitanos de St Maur, equipa que milita na National 2, o 4º escalão do futebol francês e que foi criada por descendentes de emigrantes portugueses em 1966. Vontade e determinação são as palavras chave desta equipa que entrou agora numa nova fase da sua história, sob o comando do empresário. Assim, 2019 marcou uma viragem na história desta equipa que, para além de registar mudanças na direção do clube, recebeu novos jogadores novos e tem um novo objetivo e ambição: a subida de divisão.