Especialistas em construção

Criada em dezembro de 2011 como objetivo de marcar a diferença no mercado da qualidade no setor da construção civil, em Castelo de Paiva, a Paivalúcios Sociedade de Construções, Lda. é hoje uma referência no Norte do País. Conhecida e reconhecida no mercado, a Paivalúcios tem agora um novo projeto, a Espaço Stone, que se dedica à transformação do granito, “tudo porque a nossa maior recompensa é a satisfação total dos nossos clientes”.
Fernando Silva, em parceria com um irmão, Paulo Silva, decidiram criar a Paivalúcios Sociedade de Construções, Lda. em dezembro de 2011, depois de vários anos a trabalhar por conta de outrem. O projeto que começou com apenas quatro pessoas foi um sucesso imediato e hoje é conhecido e reconhecido na região pela sua qualidade no setor da construção civil.
Com um volume de faturação que se cifrou nos 1.2 milhões de euros, em 2019, e com uma equipa constituída por 25 funcionários altamente qualificados, atualmente, a Paivalúcios é especializada na aplicação de betão armado, ainda que também ofereça aos seus clientes do mercado particular a mais-valia de um projeto chave na mão. “Neste momento, temos obras em carteira até meados do ano que vem, sendo que está prevista a construção de uma dezena de moradias”, afirma o Fernando Silva que completa: “A nossa maior recompensa é a satisfação total dos nossos clientes. É por isso que o passa a palavra é tão importante para nós. Mostra que os nossos clientes confiam em nós e recomendam os nossos serviços a amigos e familiares”.
Dificuldades vencidas
O empresário admite que a falta de mão de obra no setor da construção civil é um problema, uma vez que não existem pessoas disponíveis para aprender. “Os nossos funcionários estão todos efetivos na empresa. Assim, apostamos claramente na qualidade e nunca na quantidade, pelo que projetamos o nosso trabalho mediante os recursos disponíveis. Para nós, cada cliente é um amigo e não queremos defraudar as suas expetativas, independentemente das dificuldades que encontrarmos”.
Fernando Silva assevera ainda que, a pandemia que atualmente assola o mundo fez com que a Paivalúcios tenha sido obrigada a parar três obras ao mesmo tempo. “Apesar disso não esmorecemos e dedicámo-nos, durante esse período, à construção de piscinas. O facto de sermos multifacetados permitiu-nos continuar a trabalhar e a faturar. Atualmente, o mercado está em fase ascendente e estamos a trabalhar no máximo da nossa capacidade, o que é muito positivo. Apesar disso, como não temos uma equipa maior, somos mesmo obrigados a recusar algumas obras”.
Apesar das dificuldades, o empresário afirma que a Paivalúcios abraçou um novo desafio: a Espaço Stone, que se dedica à transformação do granito, com instalações certificadas e que, além de fornecer material para todas as obras executadas pela Paivalúcios, está disponível para comercializar os seus produtos e soluções para outros clientes. “Iniciámos este projeto há pouco mais de um ano e o balanço é muito positivo, ainda que reconheça que o início foi complicado porque tivemos que lidar com toda a logística ligada à reativação da produção. Estamos seguros de que agora a Espaço Stone também já está preparada para se tornar uma referência na região”, assegura Fernando Silva.
Quanto ao futuro, o empresário confessa que a expetativa é que a Paivalúcios possa manter o bom nível que tem mantido até aqui, “até porque o que vai acontecer é uma incógnita agora com a segunda vaga desta pandemia. Não sabemos como é que a economia vai reagir e quais serão as repercussões. Apesar disso, estou confiante de que nunca nos irá faltar trabalho até porque nunca desistimos”, conclui.