Especialistas em madeira

Vocacionada para um segmento de mercado onde a qualidade é uma exigência e uma certeza, a António Marques & Gomes, Lda., com sede em Valongo do Vouga, Aveiro, é uma empresa especializada na gestão de projetos de todo o tipo de elementos em madeira (carpintarias gerais, pavimentos e estruturas), para interiores e exteriores. Especialista em madeiras, a marca AM&G é reconhecida com excelência no sector da construção.
Carlos Gomes criou a António Marques & Gomes, Lda. em 2001 depois de alguns anos a trabalhar por conta de outrem. “Comecei por instalar parquet. Contudo, com o passar do tempo, os nossos clientes começaram a pedir-nos trabalhos na área da carpintaria interior e exterior, e alargámos o nosso core business. Sete anos depois, este novo setor já representava 30 por cento do nosso volume de negócios. Hoje, a área da carpintaria representa já 70 por cento da nossa faturação”. Mais recentemente, a AM&G apostou no setor imobiliário e passou a construir apartamentos para venda.
“A experiência tem sido muito positiva e estamos a crescer exponencialmente”, revela o empresário. Para 2021 está prevista a construção de 21 novos apartamentos.
Com clientes em todo o território nacional, durante o período de crise entre 2008 e 2015, a AM&G deu início ao seu processo de internacionalização, tendo desenvolvido diversos projetos no Centro da Europa e em alguns países africanos. Contudo, Carlos Gomes explica que a empresa está completamente focada no mercado nacional, pois estando vocacionada para o segmento de mercado de luxo, a grande maioria dos seus projetos são, sobretudo, no centro de Lisboa. “Cada engenheiro é um project manager, ou seja, orçamenta, ganha a obra, compra os materiais e agiliza a sua aplicação, faz a faturação e fiscaliza todo o processo, acompanhando a obra até à sua conclusão, prestando o devido acompanhamento pós-venda. Para além destes técnicos, a nossa equipa de trabalho ronda sempre a meia centena de colaboradores, contando com funcionários diretos e indiretos”.
Quanto ao estado do mercado na atualidade, Carlos Gomes assegura que, como a empresa está direcionada para projetos/empreendimentos desenvolvidos maioritariamente no centro de Lisboa, o publico alvo são investidores estrangeiros. Hoje em dia, “como a atual pandemia restringe as viagens, o mercado estagnou. Tudo dependerá do tempo que será necessário para que esta pandemia esteja minimamente controlada. A alternativa poderá passar por outro segmento do mercado nacional que continua em crescimento e que poderá colmatar esta descida nos clientes internacionais, isto caso os bancos continuem a conceder crédito”.
Quanto ao futuro, a expetativa do empresário é de crescimento. “O setor da carpintaria poderá continuar a crescer nos próximos anos, ainda que saibamos que esta é uma área competitiva, com margens baixas e onde o controlo e atenção têm que ser absolutos, para que nada saia do nosso controlo. A indefinição estará mesmo na área da construção. O sucesso ou insucesso destes apartamentos que iremos construir ditará a continuidade ou não desta aposta”, conclui.