Inovadores em produtos de limpeza

A Eco Iris é uma empresa de Braga, com seis anos de existência, que se caracteriza pela comercialização de produtos de limpeza ao nível empresarial. A empresa entrou no mercado com um produto inovador e, atualmente, comercializa qualquer tipo de produto de limpeza, apresentando um preço apetecível para a qualidade dos produtos fornecidos. A aposta é num serviço pós-venda único no setor, permitindo que os clientes tenham o melhor acompanhamento possível na aplicação dos produtos de limpeza.
O sócio gerente da Eco Iris, João Fernandes e a sua esposa, Alice Oliveira, explicaram ao Empresas+® como surgiu o projeto. “A Eco Iris começou em 2011, em que numa fase inicial arranquei sozinho, sem espaço físico, vendendo um único produto, que é o multiusos, também denominado de Eco Iris. Eco de ecológico e Iris, que em latim significa brilhante.
Entretanto conheci a minha esposa, proprietária de um centro de estética automóvel, o Auto Spa em Guimarães, com quem associei ambas as empresas em 2013, adquirindo um pequeno escritório no espaço do centro de estética automóvel. A partir daí começamos a comercializar todo o tipo de produtos de limpeza e, hoje em dia, a Eco Iris está localizada num pavilhão com 600 metros quadrados, contabilizando um total de seis colaboradores”, explica João Fernandes.
Ainda em relação ao período inicial da empresa, Alice Oliveira relata que “ambas as empresas surgiram na altura da crise.
O começo foi muito complicado, gastamos muita energia, saúde e fizemos muitos sacrifícios pessoais em prol do trabalho para chegarmos onde estamos hoje. Apesar das dificuldades conseguimos sempre crescer, de forma sustentada e, atualmente, o panorama é totalmente diferente.
O ano passado, 2016, foi o nosso melhor ano e o que faturamos agora num mês é o que faturávamos num ano”.
Inovação como filosofia
O principal produto de destaque é aquele que começou todo o projeto da Eco Iris:
o produto multiusos. “Temos um produto multifacetado que dá para todo o tipo de limpeza, é o nosso produto-mãe e que apresenta um conceito inovador. O produto limpa desde chão a vidros. Por exemplo, em vez de termos 50 produtos de limpeza para 50 trabalhos, temos a possibilidade de ter um único produto, que faz a mesma limpeza. É a nossa mais-valia”, garante João Fernandes, que considera outra vantagem o serviço pós-venda que a Eco Iris fornece ao cliente. Sobre este, o empresário indica que “na área de produtos químicos não há muito para inventar. Nós trabalhamos com uma fábrica que produz especificamente para a nossa marca e é assim que funciona parte do negócio. No entanto, também nos destacamos com o apoio que damos ao cliente após a venda, algo que não acontece neste ramo de negócio. Se o cliente tiver um problema de limpeza que não consiga resolver, nós deslocamo-nos para resolver a situação, e oferecemos também auxílio pelo telefone”.
Aposta online
Além da qualidade do serviço, a Eco Iris investe também em ferramentas online para divulgar os seus produtos ao seu público-alvo, que são sobretudo as empresas, com uma grande aposta no ramo da restauração e estética. “Com as plataformas online conseguimos atrair novos clientes. Conseguimos fornecer todo o mercado nacional através da Internet”, refere Alice Oliveira, explicando as vantagens do investimento online.
Para o futuro, os planos passam pelo fabrico de produtos próprios, embora ainda seja necessário criar uma base não só para sustentar o investimento, como para dar garantia da continuidade do investimento necessário para essa realização.