Lado a lado com o futuro

Tibério Dinis de apenas 30 anos assumiu recentemente a presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Consigo traz uma equipa jovem cheia de expectativas e horizontes para alcançar. A promessa passa por inovar e trazer melhor qualidade de vida para o concelho da Praia da Vitória. Orgulhoso da captação de jovens que têm conseguido nos últimos tempos, o autarca pretende manter a sua linha estratégica orientada para a economia, a solidariedade social e o turismo.
Tibério Dinis foi eleito recentemente presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória pelo Partido Socialista com uma percentagem de votos de 55,65%. Com um percurso experiente na autarquia, Tibério Dinis, com apenas 30 anos, traz consigo três prioridades de ação para os próximos quatro anos. “A primeira é a componente económica, principalmente porque somos um concelho muito orientado para a logística fator que assume uma elevada importância para o nosso Município. Na ilha Terceira, quer o aeroporto, quer o porto ficam na Praia da Vitória, ou seja somos o porto de chegada e de partida, quer do tráfego de pessoas, quer de mercadorias. Nessa perspetiva toda a componente de parques empresariais é fundamental. A segunda prioridade é a solidariedade social. O concelho da Praia da Vitória tem estado com uma população bastante jovem, isto significa que temos tido a capacidade de atrair juventude. Temos também algum envelhecimento que é preciso salvaguardar ao nível dos cuidados que a população sénior deve ter. É necessário investir nos cuidados de saúde, cuidados ao nível do lazer e num investimento no envelhecimento ativo desta população. A terceira prioridade é o turismo”, revela o autarca.
A população como fator principal
Em entrevista ao Empresas+®, Tibério Dinis enumera os projetos que tem preparados para o setor da educação. Desde há 12 anos que a Câmara Municipal da Praia da Vitória criou uma equipa que visa dar respostas ao nível da educação e da solidariedade social. Desde logo o município é dotado de rede de creches e centros de ATL com meios técnico reforçados. Por outro lado, estão ainda a cargo da autarquia um conjunto de centros de explicação gratuitos, que oferecem ao aluno apoio nos trabalhos de casa, mais próximos dos bairros sociais. Por outro lado, ao nível do ensino secundário e profissional, “a câmara municipal tem uma participação ativa na Escola Profissional da Praia da Vitória, da qual é fundadora. Tivemos recentemente as novas instalações inauguradas que nos permite abrir um leque alargado na formação. Acreditamos que a formação técnica é uma mais-valia associada a um projeto que já está no terreno, ou seja, já terminou a primeira turma da Academia de Código em parceria com o Governo Regional e vamos arrancar em breve com duas novas turmas”, conta Tibério Dinis. No que diz respeito ao ensino superior, a autarquia tem um regulamento de apoio a bolsas de estudo para os alunos que tenham dificuldades financeiras. Muitas das vezes esses alunos estão no continente e as viagens aéreas implicam um custo acrescido, daí a importância da presença da autarquia. “Temos ainda um projeto ligado à educação mas numa ótica de solidariedade social que foi premiado como município do ano para as regiões autónomas.
É um projeto de reabilitação na comunidade em que reforçamos substancialmente as equipas. É uma equipa que apoia alunos e cidadãos com necessidades especiais de aprendizagem, ao nível do diagnóstico da terapia da fala, dificuldades de escrita, de leitura e na área da saúde como a visão e a audição. É uma equipa multidisciplinar”, conta o edil.
A população sénior tem merecido igual atenção por parte do presidente da câmara municipal. Nesta área, o envelhecimento ativo e a formação na terceira idade assumem uma importância fulcral. “Aqui fazemos um trabalho em parceria com as IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] do concelho. Ou seja, podemos dizer que é um estilo de universidade sénior mas muito mais informal. Tem tido muito bons resultados porque temos uma excelente rede de centros de convívio agregadores dos idosos de cada freguesia”, afirma Tibério Dinis.
Investir no concelho
Tibério Dinis espera desenvolver a terra que o viu crescer e para isso é essencial inovar. Com o recurso ao PO Açores 2020, o autarca revela que tem já diversas candidaturas aprovadas e em execução. “Temos o planeamento urbano sustentável em que estamos a fazer uma requalificação da rede viária no centro histórico da cidade, no edifício dos Paços do Concelho e num outro conjunto de edifícios no centro. Temos aprovada uma candidatura no âmbito do Smart City que nos permitirá, basicamente, eliminar o papel no dia a dia da câmara municipal. Posso acrescentar o Praia Links, a nossa Incubadora de Negócios que está a avançar a uma velocidade cruzeiro.
Em fase de concurso temos uma candidatura da rede de águas da nossa empresa municipal que irá substituir uma parte da rede devido a questões inerentes à base das Lages e do problema da contaminação. É uma candidatura no valor de dois milhões de euros”, explica o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Sendo o turismo e a qualidade de vida dois pontos a desenvolver pelo atual executivo, também entra no leque de investimento o prolongamento da marginal da Praia da Vitória que permitirá terminar toda a frente marítima, que envolve uma candidatura no valor de 700 mil euros. De um lado ficará a nova zona da marginal, com uma ciclovia e espaço pedonal e de outro a zona antiga onde será recuperada a muralha que tem sofrido erosão com o tempo. “Estamos a fazer um trabalho muito próximo com a Direção Regional da Cultura de um projeto em que vamos em alguns lugares substituir por outros materiais idênticos e noutros desconstruir e voltar a construir para solidificar a muralha. O que pretendemos no final é não descaracterizar e recuperar”, conta Tibério Dinis.
Promover a Terceira
Tibério Dinis tem vindo a trabalhar para promover não só a Praia da Vitória como toda a ilha Terceira. “Vamos continuar a trabalhar na promoção externa da ilha Terceira como destino turístico. Ter aqui uma estratégia de divulgação externa da ilha. Naturalmente com incidência no concelho da Praia da Vitória enquanto destino de natureza, de vivências enquanto destino com uma componente cultural e social nas nossas ilhas. Naturalmente marcando sempre presença nos grandes certames de turismo a nível nacional, como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)”, nota o autarca.
“Ter a perspetiva de desbrava horizontes”
O atual presidente da câmara municipal espera dar um contributo naquela que é a terra que o viu crescer. Inovar é palavra de ordem para o executivo camarário. “Este reconhecimento significa, acima de tudo, poder dar um contributo pela nossa terra e tornar diferente o espaço onde vivemos. É essencialmente trazer ideias novas. A nossa mobilidade aqui é diferente da mobilidade no espaço continental daí querermos trazer ideias e projetos diferentes. E aqui também há uma questão importante que é saber o que os outros municípios fazem e tê-los como manuais de boas práticas. Isto é desafiante. Naturalmente o concelho da Praia da Vitória tem particularidades muito distintas de outros concelhos precisamente por ter uma estrutura que nós acolhemos que é a Base das Lages e nos coloca num patamar de proximidade de relação com o Governo da República e ao nível diplomático com os Estados Unidos da América”, nota Tibério Dinis.
“Deixo à minha população uma mensagem de confiança no futuro. Temos que ter a perspetiva de desbravar horizontes, pensar fora da caixa e procurar soluções que nos distingam. Isto passa por inovar. Nós queremos viver em locais com qualidade de vida e trabalhar em empresas desafiantes. Ao nível do lazer e espaços livres o que esperamos é ter uma maior diversidade”, remata.