“Marca de profissionalismo e transparência”

A NRTB Arquitectos é uma empresa de arquitetura sediada em Coimbra e criada por Nuno Rasteiro e Tania Batista em 2004. O acrónimo NRTB retrata ambos os arquitetos que, hoje em dia, contam também com a colaboração do arquiteto Gonçalo Tavares. Foi a ARCA-EUAC (Escola Universitária das Artes de Coimbra) que juntou o trio em 1998.
Os arquitetos Nuno Rasteiro e Tania Batista fundaram a NRTB Arquitectos, sendo a empresa, inicialmente, apenas um projeto a tempo parcial. Hoje, encontra-se solidificada no mercado, contando com várias parcerias e colaboradores.
A NRTB Arquitectos presta serviços na área da arquitetura e consultadoria, nomeadamente de habitação, serviços, comércio e indústria, reabilitação e arquitetura de interiores. Os projetos que elabora dirigem-se ao cliente final e promotores do ramo imobiliário que, recentemente, tem aumentado significativamente, com especial incidência no ramo habitacional e industrial. Com efeito, podemos encontrar obras realizadas pela NRTB Arquitectos num raio geográfico que se estende entre os distritos do Porto e de Leiria e, mais recentemente, ao Sul do país.
“A nossa melhor publicidade é o nosso trabalho e a relação com os nossos clientes”
“A Nrtb Arquitetos procura a evolução com profissionalismo e transparência”, afirma um dos entrevistados, que acredita ser um dos fatores que caracteriza a Nrtb Arquitectos. Desta forma, enfatizam ao afirmar que “a nossa melhor publicidade é o nosso trabalho e a relação com os nossos clientes”. Fruto do trabalho e da determinação dos arquitetos da NRTB Arquitectos é o aumento de 30% registado na faturação anual desde 2016.
Como aposta no crescimento da empresa, surge o investimento recente nas novas instalações e aumento da equipa, que vêm reforçar a posição relevante no mercado, permitindo melhorar a dedicação a cada projeto, com novas soluções e ideias, com impacto visível na qualidade do trabalho apresentado.
Projetos que se destacamNo meio do já vasto portefólio da NRTB
Arquitectos, há projectos que se destacam pela sua dimensão e enquadramento. Efetivamente, os arquitetos realçam alguns dos seus projetos, nomeadamente um edifício de habitação plurifamiliar em Coimbra, que sobressai por ter sido o projeto de grande dimensão mais recente com obra em curso. Sublinham, ainda, um projeto de remodelação da sede em Portugal de para uma marca de renome europeu. Também com relevância decorrem alguns projetos e obras em curso de reabilitação, nomeadamente de um edifício destinado à restauração na Baixa de Coimbra, onde se inclui um “rooftop” com vista para a Praça 8 de Maio, e também uma unidade hoteleira em Cernache do Bonjardim.
Perspetivas futuras
Na perspectiva dos arquitectos, o mercado continuará a reagir de forma favorável, sendo esta fase ainda propícia ao investimento. Já a perspectiva a longo prazo, esta dependerá da conjuntura nacional e das repercussões internacionais que se possam vir a sentir no país.
De facto, os arquitetos da NRTB Arquitectos, conscientes do estado atual do mercado, aconselham aos recém-licenciados, na área da arquitetura, a emigração temporária, que poderá contribuir na aprendizagem de novas metodologias de trabalho e descobrimento de novas soluções e materiais, para além do contacto com novas culturas e éticas de trabalho. Os arquitetos finalizam a entrevista ao afirmarem: “Mesmo para a nossa aprendizagem, conhecer outras metodologias e culturas é extremamente importante e enriquecedor”.