Objetivo: satisfazer o cliente

No mercado desde 2007, o RR 2 arquitetos surgiu pelas mãos dos amigos Ricardo Pessegueiro e Rui Sambado. Sediado em Lagos, o atelier de arquitetura e urbanismo encontra na região do Algarve o seu principal nicho de mercado.
Formados em Arquitetura pela Universidade de Portimão, atual Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Ricardo Pessegueiro e Rui Sambado, cedo iniciaram o seu percurso profissional. “Tanto eu como ele já trabalhávamos neste ramo desde início dos anos noventa”, conta Ricardo Pessegueiro. Após concluírem a formação em Arquitetura, no ano de 2004, decidem reunir esforços e abrir um espaço próprio. “com a colaboração em vários trabalhos, em 2007 decidimos juntar-nos e criámos o atelier”, conta Ricardo Pessegueiro. No início de 2016, com o falecimento de Rui Sambado, o atelier passa a ser gerido apenas por Ricardo Pessegueiro. “Infelizmente, para além de ter perdido um bom amigo, também perdemos um excelente profissional”.
Com um vasto leque de serviços disponibilizados nas áreas de arquitetura e urbanismo, Ricardo Pessegueiro confessa que, o especial foco do RR2 arquitetos recai sobre a habitação. “Era o nosso foco no início e continua a ser, mas sem pôr de lado outras tipologias”, conta o arquiteto que assume que, a reabilitação representa, atualmente, uma grande fatia do seu mercado. “Apesar de o mercado de construção estar novamente em crescimento, a maioria dos nossos trabalhos continua a ser a reabilitação”.
“O tradicional não é bem a minha linguagem”
Com cerca de oitenta por cento de cliente final, o RR 2 arquitetos procura prestar o melhor serviço possível, através de um acompanhamento personalizado de todo o processo.“ Nós tentamos sempre chegar àquilo que o cliente pretende. Oferecemos sempre um serviço completo desde o início, do licenciamento do projeto, passando pela coordenação e execução do mesmo, apoio na fase de construção, até à fase final com obtenção da licença de utilização. A maioria dos clientes procura só a fase de licenciamento, no entanto durante a fase de construção fazemos acompanhamento de obra e fiscalização de obra, serviço este que nem todos os clientes optam por ter o que lhes traz algum arrependimento mais tarde.”, conta Ricardo Pessegueiro.
Quando questionado sobre como caracteriza o seu traço criativo, Ricardo Pessegueiro não teve dúvidas ao afirmar “o tradicional não é bem a minha linguagem”. Com preferência por uma linha de criação mais contemporânea, o arquiteto procura, sempre que possível, encontrar harmonia entre o seu estilo criativo e o desejo do cliente. “Eu tento mostrar o meu traço, a minha apresentação. Mostro vários trabalhos meus, numa primeira fase, também para perceber o que o cliente pretende”, conta.
É na região Sul do país que o atelier encontra o seu raio geográfico de atuação. “Ultimamente tem sido sobretudo Lagos, Portimão e Aljezur”, conta Ricardo Pessegueiro. Com obras espalhadas um pouco por todo o Algarve, o arquiteto destaca dois projetos que lhe deram especial gosto realizar, pelo desafio que constituíram. “O Lote 1 é um lote que temos agora em fase de projeto de execução. Trata-se de uma moradia de três pisos, localizada na Arrifana, no concelho de Aljezur, sendo o objetivo dos proprietários transformá-la numa extensão da casa de turismo rural. É uma construção de raiz inserida num loteamento com uma certa linguagem, e o objetivo era quebrar essa linguagem e criar algo mais moderno. Temos também a reabilitação de um apartamento em Lagos o qual foi desafiante no aspeto de que os proprietário queriam uma remodelação a fundo e em muito pouco tempo”, refere Ricardo Pessegueiro.
Atualmente com uma equipa constituída por quatro colaboradores, o atelier RR 2 arquitetos apresenta boas perspetivas para o futuro. Com um aumento no volume de faturação, de 2016 para 2017,
Ricardo Pessegueiro confessa que “tem sido um ano diferente com projetos novos, enquanto que no ano passado durante este primeiro semestre era uma continuidade dos trabalhos de 2016”.