Projetando singularidade

Carlos e Rita Raposo de Vasconcelos, arquiteto e decoradora de interiores são os navegadores desta empresa. O trabalho em parceria e a complementaridade dos serviços é a mais-valia da Fingerprint, onde a atenção ao detalhe e a realização do projeto em todas as etapas tem como principal objetivo valorizar e atingir as expectativas do cliente.
Em Almancil desde 2009, a Fingerprint é uma empresa familiar, formada pelo casal Carlos de Vasconcelos e Rita Raposo de Vasconcelos, a elaborar projetos tanto de arquitetura, de remodelação, de execução como de decoração de interiores. Numa fase inicial da carreira, Carlos Vasconcelos trabalhou em Lisboa, participando em obras de grande dimensão (hotéis e obra publicas), até optar por ir para o Algarve, onde procurava adquirir mais experiência em obra, indo trabalhar numa empresa de construção de moradias de luxo. Em 2009 a Fingerprint surgiu agarrando e seguindo os clientes até então. Rita Raposo de Vasconcelos trabalhava para uma conceituada empresa de decoração, onde elaborava projetos chave na mão desde 2006. Sendo convidada em 2009 a estabelecer essa empresa em Angola. O casal esteve em Angola durante um ano, mas sempre com projetos da Fingerprint a decorrer em Portugal. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora viver e trabalhar em Africa”. A empresa Fngerprint crescia em Portugal e decidiram regressar passando a integrar o departamento de decoração de interiores.
Em 2013 surgiu uma ótima oportunidade de expandir horizontes, numa empresa internacional de arquitetura sediada em Calgary, Canada. “Em Calgary elaborei muito projetos comercias, lares para idosos e um Quartel de Bombeiros já construído. Mas faltava-nos a ligação pessoal com o cliente que é o que torna os projetos especiais”. Assim, voltaram de vez em 2015 e estão até então em ascensão com imensos projetos a decorrer e obras feitas.
Serviço de decoração e arquitetura
A decoração e a arquitetura são dois serviços complementares que permitem ao cliente ter acesso a um serviço multidisciplinar. “O facto de trabalharmos em parceria enriquece muito o nosso trabalho, acrescentando valor ao produto final e isso é uma das razões para o nosso sucesso”, afirma Rita Raposo de Vasconcelos em entrevista ao Empresas+®.
A empresa aposta num trabalho diferenciador. Carlos de Vasconcelos explica: “a empresa chama-se Fingerprint porque cada projeto é único e exclusivo e é um reflexo da nossa primeira reunião com o cliente na qual é feita uma entrevista minuciosa de como vive, os seus hábitos, hobbies e gostos. Cada cliente sente-se no final como parte do projeto, e de que a moradia é um reflexo seu. Damos muita atenção e importância à opinião do cliente, talvez por isso, sejamos tão procurados. “Passamos cerca de dois a três dias com os clientes para escolher os materiais, a especificar tudo, desde o rodapé às janelas.
O cliente só tem a beneficiar com este projeto de execução, evitando extras no decorrer da construção”. O projeto de decoração de interiores é iniciado logo na fase de projeto “Este processo logo de início faz com que a arquitetura, os acabamentos e a decoração criem uma harmonia total”, afirma Rita de Vasconcelos.
Sem qualquer tipo de publicidade, funcionam na base do “passa a palavra”, referenciados tanto por clientes, como por construtores. Sendo 99% clientes estrangeiros, essencialmente ingleses.
O lema da empresa é manter a máxima dedicação ao cliente. “A relação com o cliente é muito importante e esta perdura muito além da moradia terminada”, afirma Carlos de Vasconcelos.