Resiliência: artistas, materiais e técnicas construtivas tradicionais

Localizada em Alveda – Castelo de Paiva, ALVEDA GOLD, LDA foi fundada no ano de 2014 por Ana Luís e Luís Miguel, a 3ª geração de um projeto familiar iniciado em 1963 pelo avô Luís e posteriormente continuado pelo pai e tios, e que se dedicava à transformação de madeiras (carpintaria, marcenaria e serração). Atualmente, a empresa tem um objeto social mais abrangente, que engloba a atividade na área da construção civil.
“Somos uma pequena empresa, com uma história marcada por inúmeras dificuldades. No dia 15 de Outubro de 2017, vimos as instalações, stock, equipamentos, reduzidos a cinzas com o incêndio florestal que deflagrou no nosso concelho.
Contudo, a palavra de ordem sempre foi: RESILIÊNCIA.
RESILIÊNCIA – Pelos artistas. Reconhecemos as suas capacidades e queremos potenciá-las. Encaramos a empresa como uma escola. Os trabalhos que nos propõem muita das vezes obrigam a estudo. Recorremos à engenharia, à arquitetura, e às artes de cada ofício. Acreditamos que contribuimos para a formação de pessoas, de artistas, que mudamos mentalidades, e que “nos intervalos” comemoramos a amizade, partilhamos felicidade e inspiração. As pessoas que nos rodeiam comportam saberes que são fulcrais para o exercício da nossa atividade e que asseguram a continuidade do nosso projeto.
RESILIÊNCIA – Pela valorização dos materiais e técnicas construtivas tradicionais. Os materiais que usamos são! Não parecem. Reconhecemos a evolução tecnológica na construção e indústria do mobiliário, mas pautamo-nos também pela valorização da história dos materiais, privilegiando o uso da madeira e da pedra, recorrendo a técnicas tradicionais de produção e de construção. Porque, no fundo, acreditamos que o trabalho que desenvolvemos já se torna uma arte e que enche os olhos de quem o vê.”