Satisfação garantida

Em entrevista ao Empresas+®, Mário Novo, Bruno Rodrigues e João Santos, responsáveis pela Lusoestore, Lda., localizada em Ovar, asseguram que, apesar de todos os desafios e contrariedades, a pandemia ainda não afetou muito o dia a dia da empresa.
Os empresários garantem que, independentemente do desafio, “nunca poderemos esquecer aquilo que é verdadeiramente importante: a nossa imagem é feita pela satisfação de todos os nossos clientes”.
“Eu e o João começámos nesta empresa como funcionários. Quando os antigos proprietários decidiram que era tempo de terminar o seu longo projeto, arriscámos e tornamo-nos empresários. Foi aí que o Mário se juntou a este grupo e criámos uma nova e renovada Lusoestore. A sociedade a três surgiu em 2017. Basicamente, aproveitamos a nossa experiência de mais de duas décadas no mercado, para desenvolver e comercializar produtos de grande qualidade que obedecem a todas as normas europeias”, relembra Bruno Rodrigues, um dos responsáveis pela Lusoestore, Lda., juntamente com João Santos e Mário Novo. Com uma equipa constituída por 12 pessoas e com um volume de faturação, em 2019, de 650 mil euros, a empresa é já uma referência na região.
Especializada no fabrico e montagem de estores interiores e exteriores (térmicos, PVC, laminados, verticais e em rolo), produção e instalação de todo o tipo de caixilharias em alumínio (portas, janelas, portadas, marquises, coberturas, portões e gradeamentos) e fabrico e instalação de caleiras de beiral e rufos em alumínio, a Lusoestore coloca ao dispor dos seus clientes a mais-valia de uma solução por medida. No ano passado, Mário Novo, Bruno Rodrigues e João Santos adquiriram uma empresa em Esmoriz. A Lusoaluminio, que labora também na área da caixilharia de alumínio,tem uma vertente mais vocacionada para o cliente particular, para a pequena obra e para projetos mais minuciosos e pormenorizados.
De acordo com os empresários, a Lusoestore já iniciou o seu processo de internacionalização e trabalha com países como Cabo Verde, Guiné Bissau e França. Apesar disso, Mário Novo, Bruno Rodrigues e João Santos garantem que “ainda que o mercado da exportação seja aliciante, neste momento, a economia nacional absorve, por completo, toda a nossa produção, o que faz com que tenhamos refreado a nossa necessidade de expansão além-fronteiras”.
Mercado e concorrência
“Ainda que nos consideremos otimista por natureza, já começamos a sentir alguma preocupação em diversos players presentes no mercado, uma vez que todos sabem que as crises são cíclicas. Apesar de tudo, comungamos dessa preocupação até porque, depois de um momento de crescimento e expansão, a crise económica poderá regressar, sendo que esta empresa irá resistir tal como já aconteceu no passado. Claro que as dificuldades vão existir, contudo acreditamos que iremos sobreviver, até porque estaremos melhor preparados devido á aprendizagem obtida nesses tempos difíceis. Já estamos a tomar algumas medidas preventivas, no sentido de salvaguardar, ao máximo, o futuro da empresa”, asseguram os empresários.
Quanto à concorrência, Mário Novo, Bruno Rodrigues e João Santos asseveram que a Lusoestore está localizada numa zona onde estão presentes muitas outras empresas que trabalham com o alumínio, razão pela qual apostam na fidelização de todos os seus clientes. “Queremos que eles fiquem satisfeitos com o nosso trabalho e que o recomendem. Muitos clientes novos chegam à empresa através do boca a boca, o que é significativo. Certo é que apostamos inequivocamente na qualidade. Na área da construção, muitas vezes, as pessoas desconfiam das empresas, porque estão habituadas a um tratamento menos profissional, algo impensável para nós e fator que também nos diferencia dos nossos concorrentes. A distinção faz-se na forma como produzimos, como entregamos, como colocamos e como tratamos todos os nossos clientes, sendo que também prestamos assistência pós-venda sempre que necessário, um fator preponderante e diferenciador”.
Para os empresários, a grande problemática com a qual o setor da construção e da indústria se debate é a falta de mão de obra, sobretudo qualificada. Apesar disso, advogam que a Lusoestore ainda não de debateu com este problema. “Até podíamos ter uma equipa maior, mas a nossa aposta é sempre na qualidade e nunca na quantidade, razão pela qual valorizamos e apostamos na formação constante de todos os nossos colaboradores, até porque o setor está em constante evolução”. Mário Novo, Bruno Rodrigues e João Santos lamentam que não existam parcerias entre o tecido empresarial e as entidades formativas. “Os cursos podiam ser mais direcionados para as reais necessidades do mercado de trabalho. Claro que percebemos que este não é um trabalho apelativo para um jovem, uma vez que é considerado pesado e sujo, contudo, é uma área com futuro e com emprego garantido, ao contrário de muitos cursos superiores que existem”.
Presente e futuro
No que concerne à pandemia que atualmente o mundo atravessa, os empresários confessam que, apesar de preocupante, ainda não afetou muito o dia a dia da empresa. “Economicamente, as empresas parceiras e os nossos clientes subsistem, pelo que as encomendas continuam a chegar. Claro que seremos afetados mais tarde ou mais cedo. Ninguém sabe o que acontecerá no futuro, até porque esta é uma nova realidade para todos. Ainda assim, e apesar de termos tido um mês em que a faturação foi nula, porque estivemos em confinamento durante 30 dias devido à Covid-19, vamos conseguir crescer e melhorar o nosso volume de faturação este ano. Até dezembro a nossa agenda está já preenchida e as previsões para o próximo ano são também promissoras”.
Olhando para o futuro, Mário Novo, Bruno Rodrigues e João Santos garantem que o grande objetivo passa por tornar a Lusoestore uma empresa sustentável. Contudo, “mais do que fazer previsões a longo prazo, devemos pensar e valorizar o presente. Se pensarmos no futuro sem alicerçarmos devidamente o presente, o futuro não será promissor. Claro que queremos crescer sempre e fazer mais e melhor amanhã do que fizemos hoje. Apesar disso, nunca poderemos esquecer aquilo que é verdadeiramente importante: a nossa imagem é feita pela satisfação de todos os nossos clientes”, concluem.