Soluções técnicas para a habitação

A Larcli, Lda. é uma empresa especializada nas áreas da eletricidade, canalizações e redes de água, ar condicionado, aquecimento central, sistemas de captação e tratamento de água, regas automáticas, gás e telecomunicações. Esta é uma empresa que pretende fornecer soluções técnicas para a habitação sempre com a maior qualidade e eficiência energética privilegiando as energias renováveis que se caracterizam pela capacidade de se regenerar e, como tal, serem virtualmente inesgotáveis respeitando o meio ambiente.
Fernando Teixeira, 60 anos de idade, criou a Larcli em 2002, uma empresa especialista em soluções de aquecimento central, ar condicionado, eletricidade, canalizações, sistemas de bombagem, rega automática, painéis solares, redes de gás e aspiração central. “Depois de trabalhar durante muito tempo nesta área, vendi a minha quota numa outra empresa que operava neste setor, tinha que continuar a fazer aquilo que sabia, no mercado que conhecia e onde detinha know-how. Costuma-se dizer que um burro velho não aprende línguas. E foi assim que nasceu este projeto só comigo, numa primeira fase. As coisas foram correndo bem e contratei o primeiro funcionário, depois o segundo, a compra do primeiro carro onde instalei uma verdadeira oficina ambulante e que ainda detenho, e assim sucessivamente até à dimensão que temos hoje. Confesso que nunca pensei que chegássemos a esta dimensão. Íamos crescendo de forma paulatina, segura, à medida que nos ia aparecendo trabalho”, recorda o empresário. Atualmente laboram na empresa 14 pessoas e a Larcli conseguiu atingir um volume de faturação em 2018 de cerca de 600 mil euros.
Olhando para trás, o empresário lembra que o setor da climatização mudou muito ao longo dos últimos anos, “sobretudo ao nível dos equipamentos e do seu rendimento. Surgiram também novas energias, como o pellet que evoluiu muito e cuja utilização se banalizou”.
Mercado e concorrência
Olhando para o mercado na atualidade, Fernando Teixeira advoga que, apesar de otimista e confiante, possui algumas reservas, “porque o mercado é muito indefinido. A verdade é que o fantasma de uma nova crise continua no ar. Apesar disso, quer queiramos quer não, o Governo, de uma forma ou de outra, conseguiu trazer confiança para o mercado, uma vez que sempre demonstrou otimismo. No passado, aconteceu precisamente o contrário e o então líder fez aquilo que de pior se podia fazer, falar com pessimismo e sem perspetivas de futuro. Atualmente posso dizer que olho para o mercado com maior otimismo do que aquele que tinha em 2002 quando criei esta empresa”.
Quanto à concorrência o empresário é perentório: “Não existe ao nível da qualidade com que prestamos os nossos serviços e soluções. A qualidade dos produtos que utilizamos e dos serviços que prestamos são incomparáveis. Claro que depois temos que nos bater com outras empresas, uma vez que estas laboram com base no preço, algo que nunca iremos fazer. Os clientes por vezes não têm formação técnica suficiente para comparar dois orçamentos para trabalhos similares, e em regra geral optam pelo mais barato, não atendendo à qualidade dos produtos e serviços propostos.”
A Larcli orgulha-se da qualidade dos seus produtos e soluções e não prescinde dela
Fernando Teixeira assevera que a Larcli investe incessantemente na formação constante da sua equipa de trabalho, “muitas vezes em ações fora da região e com custos elevados para a empresa, tudo para que possamos oferecer sempre o melhor a todos os nossos clientes. Eu também sou formador e dou formações internas, contudo, neste âmbito devo destacar o papel que o ISQ – Instituto de Soldadura e de Qualidade tem desempenhado em Portugal na formação de quadros especializados nesta área de negócio”.
O empresário defende que o segredo para o sucesso desta empresa também depende da sua equipa de trabalho, “onde os funcionários são remunerados devidamente pelo seu talento e know-how. Tenho um funcionário que já trabalha comigo há 22 anos, sendo que que os restantes já estão na empresa há 15 ou 16 anos. No fundo, a Larcli é como uma segunda família para todos nós e é assim que tem de ser, uma vez que este setor de negócio está sustentado na confiança e é por isso que conheço muito bem a minha equipa de trabalho e tenho toda a confiança nela”.
Mais do que clientes: amigos
A empresa labora tanto para o setor empresarial como particular, “sendo este um nicho onde estamos a apostar cada vez mais, porque queremos afirmar-nos na personalização de soluções técnicas para a habitação. Neste setor a principal área de negócio é o aquecimento e ar condicionado. Além disso, hoje em dia, não faz sentido construir só por construir e é por isso que as soluções e produtos que oferecemos são específicos e adaptados às necessidades daquele cliente em particular. No fundo, oferecemos soluções à medida. A verdade é que todas as obras são especiais, assim como todos os clientes que devem ser sempre encarados desta forma. Aliás, mais do que especiais, cada cliente é um amigo e orgulhamo-nos de manter a relação com ele ao longo dos anos. Talvez por isso, ao longo da nossa história, nunca tivemos um cliente insatisfeito”, assegura Fernando Teixeira que completa: “A verdade é que muitos dos clientes que temos vieram recomendados por outros e a satisfação dos nossos clientes é mesmo a melhor publicidade que podemos ter. Esta realidade é muito gratificante até porque a verdade é que esta empresa só existe precisamente porque tem clientes”.
Quanto ao futuro, o empresário considera que a empresa terá de realizar um trabalho mais incisivo a nível comercial, junto dos vários players do mercado, “tudo para que estes possam conhecer melhor o nosso trabalho, as nossas soluções e o nosso design. Tudo para que possamos continuar a consolidar a nossa posição no mercado. Podemos ser os melhores, contudo, se não nos conhecerem, o nosso crescimento será muito mais complicado. Assim pretendemos continuar a divulgar o nosso trabalho e a angariar novos clientes que privilegiam a qualidade e que não abrem mão desta, ainda que o custo seja superior”, conclui.