Terra Rica da Humanidade

Considerada uma das vilas mais antigas de Portugal, Ponte de Lima destaca-se pelo seu património histórico e cultural. As fortes raízes culturais da vila à beira rio plantada, espelham-se, anualmente, na sua vasta agenda cultural que todos os anos leva aos munícipes uma lufada de cultura e tradição. Conhecida pelas suas paisagens e gastronomia ímpares, a vila de Ponte de Lima oferece nos meses de agosto e setembro, ainda mais, motivos para visitar o concelho e desfrutar do que de melhor tem para oferecer. Se ainda não teve a oportunidade de visitar esta vila minhota, o Empresas+® dá-lhe, agora, alguns motivos para sair de casa e desfrutar de bons momentos.
É já de 15 a 18 de agosto que Ponte de Lima vai acolher a segunda edição da iniciativa “Jogos Equestres de Ponte de Lima”. Ao longo de uma semana a vila irá receber um conjunto de competições profissionais das mais diversas modalidades equestres. O evento, que este ano surge com um novo formato, conta com um programa paralelo para os amantes deste desporto, que terão, assim, a possibilidade de participar ativamente no evento.
A par das modalidades desportivas, o concelho de Ponte de Lima irá também acolher o evento vínico “Loureiro ConVida” que pretende contribuir para a promoção e valorização da casta Loureiro, originária no vale do Rio Lima. Desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o município de Ponte de Lima e a Taste Minho Food Tour, o evento convida-o a embarcar numa viagem à descoberta de novas sensações. Durante dois dias, a vila de Ponte de Lima propõem-lhe um encontro de vigneron, com a prova de vinhos dos diversos territórios vitivinícolas do país. Aliar o desporto ao prazer de degustar alguns dos melhores exemplares de produção vinícola nacional é um dos objetivos desta iniciativa que irá decorrer nos dias 17 e 18 de agosto no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima.
Rica em cultura, a vila de Ponte de Lima realiza todos os anos aquele que é já considerado “o maior congresso ao vivo da cultura em Portugal”. Estamos a falar das famosas “Feiras Novas”, as festas maiores da vila e que remontam o ano de 1862. De 5 a 10 de setembro são esperados, como já vem sendo habitual, centenas de milhares de visitantes que, durante cinco dias, têm a oportunidade de conhecer o que há de melhor em Portugal.
Nestes dias, as ruas e pessoas de Ponte de Lima ganham uma nova vida. As rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, o folclore e a magnífica gastronomia da região fazem desta iniciativa, uma referência nacional que deve experimentar e viver com todos os sentidos. Este ano, são muitas as novidades esperadas para os dias de festa. Realçar o que a vila tem de mais singular, é uma das grandes apostas desta edição que colocará o Rio Lima em destaque no espetáculo de abertura oficial da Romaria e contará com uma reformulação do dia das raças autóctones e do concurso pecuário que serão, todos dos anos, a partir de agora, dedicados a uma espécie nativa da região.