Transformação Digital em Open source

Fundada em 2016 com o objectivo de criar soluções inovadoras focadas na otimização de processos, recursos tecnológicos e humanos nas empresas, a Arxi é representante oficial da Odoo em Portugal e é já uma referência no setor. Com o céu como limite, esta empresa de Leiria aposta na transformação digital em open source.
Depois de vários anos a trabalhar num setor que nada tinha a ver com as novas tecnologias, Rita Santos, Ceo da Arxi, toma a decisão de mudar completamente de rumo e de embarcar numa nova aventura: a criação de uma empresa própria na área da tecnologia e da gestão, setor em constante mutação e onde os desafios surgem e são ultrapassados diariamente. Uma vez criada a Arxi, a equipa começou a aumentar e a primeira “contratação” foi a do marido de Rita Santos, Telmo Guerra, que também arriscou e abandonou a sua carreira de sempre e dedicou-se por completo a este novo projeto. “Sempre fomos uns curiosos pela informática e por isso decidimos apostar nesta área. Sabíamos que a criação desta empresa seria um grande desafio, contudo, também acreditávamos que existia essa necessidade no mercado, pelo que decidimos arriscar”, lembra Rita Santos.
Enquanto davam os primeiros passos na Arxi durante o dia, os empresários estudavam engenharia informática à noite, tudo para que pudessem responder de forma afirmativa e assertiva a este desafio, até porque “esta é uma área que exige muito envolvimento pessoal e esforço, sobretudo no decurso dos primeiros meses de trabalho que foram os mais complicados.
O nosso primeiro ano de funcionamento foi complexo e repleto de desafios e barreiras a transpor mas conseguimos ultrapassá-las todas com sucesso”, recorda a empresária.
Um ano depois da sua criação, em 2017, a empresa já tinha crescido o suficiente para poder aumentar a sua equipa de trabalho e começou a contratar novos colaboradores. Foi também nesse ano que a Arxi se tornou representante da Odoo em Portugal, “marco de vital importância no nosso percurso e que assinalou o arranque da nossa verdadeira entrada no mercado. Podemos mesmo dizer que foi nesse momento que a Arxi começou a funcionar em plenitude”, advoga a empresária.
Rita Santos admite que a Arxi propôs um novo produto ao mercado, o que exigiu trabalho redobrado a toda a equipa. “Ainda que a Odoo seja uma plataforma integrada, é disruptiva e diferente. As pessoas não estavam habituadas. Além disso existem marcas presentes no mercado há muitos anos com outros softwares de gestão que os portugueses facilmente reconhecem e nos quais confiam, o que tornou o nosso desafio mais complicado, ainda que estivéssemos sempre convictos de que o iríamos ultrapassar”.
Devido a esta nova parceria, o ano de 2018 foi o da afirmação para a Arxi, que cresceu exponencialmente e que se afirmou no mercado pela qualidade dos seus serviços e soluções. “Uma empresa que começou com duas pessoas provenientes de diferentes backgrounds, em dois anos, possuía já uma equipa composta por 15 elementos, o que demonstra a qualidade e assertividade do nosso percurso”, advoga a empresária. Em 2019, a Arxi obteve a certificação da faturação para Portugal e Angola, por parte das entidades competentes.
O céu como limite
Atualmente, a Arxi é o primeiro parceiro gold da Odoo no nosso país, “patamar que escalámos no sistema de classificação de parcerias da Odoo devido a um conjunto de conquistas que alcançámos, como a formação e certificação da nossa equipa pela própria Odoo”, explica a empresária que acrescenta que, neste momento, a Arxi está vocacionada para trabalhar sobretudo, com o setor industrial e para os serviços, “ainda que esta seja uma solução ideal, por exemplo, para autarquias, escolas e colégios, sendo que muitos dos nossos clientes têm já uma presença multinacional e as nossas soluções são instaladas não só em Portugal, mas em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Angola ou Moçambique, para dar apenas alguns exemplos”, revela Rita Santos.
Apesar deste crescimento relâmpago, a empresária considera que a Arxi ainda está longe de atingir e concretizar todo o seu potencial: “Acho que nunca o iremos atingir porque ambicionamos sempre conseguir mais e melhor. Somos uns eternos insatisfeitos porque, na área das novas tecnologias, as empresas andam sempre à procura da última inovação, do avanço tecnológico mais recente, sendo que existem sempre melhorias a realizar e novos desafios a vencer”, afirma Rita Santos.
O que é a Odoo?
A Odoo é uma plataforma integrada open source modular de gestão empresarial ERP (Enterprise Resources Planning) e CRM (Customer Relationship Management), com um modelo de negócio que se destaca de outras soluções no mercado, porque tem o seu foco na flexibilidade, usabilidade e simplicidade. “Ajudamos as PME a crescer com uma solução completa, de fácil parametrização, automatizando processos empresariais que, desta forma, levam ao aumento da produtividade das empresas. Apesar do foco inicial ser as PME, a verdade é que as grandes empresas também têm reconhecido as vantagens de usar a plataforma”. Esta é uma solução all-in-one, onde as empresas não precisam de recorrer a diferentes plataformas. “O Odoo centraliza tudo, dando às empresas módulos como CRM, vendas, projetos, compras, inventário, tudo dependente das necessidades do cliente, sendo que existem duas versões disponíveis: a Community e a Enterprise. Esta última apresenta um conjunto suplementar de vantagens para o cliente, pois contempla o suporte funcional, o upgrade de versões, a resolução de bugs, a versão Mobile para Android e IOS, o Odoo Studio, a integração Voip e muito mais”, completa a empresária.
As mais-valias da Odoo não se ficam por aqui e Rita Santos explica detalhadamente outras vantagens desta solução:
“A Odoo é uma business application integradora, ou seja, consegue responder a um processo de negócio desde o seu início, através da prospeção e divulgação da empresa e da marca, até ao seu final, uma vez que apresenta soluções para áreas como a logística, a produção, os recursos internos, como a gestão de recursos humanos e financeiros, para além da entrega do produto e serviços pós-venda, entre muitos outros. Basicamente, o que propomos aos nossos clientes é que, em detrimento de usarem dez aplicações diferentes, uma para cada departamento com a sua determinada função, tenham todas essas soluções numa única aplicação, o que permite uma visão abrangente de todos os aspetos do seu negócio, o que lhes possibilitará a tomada das melhores decisões”.
De acordo com Rita Santos as mais-valias da Odoo acontecem todas em tempo real, “o que faz com que as empresas possam interagir com os próprios clientes, uma vez que a empresa pode responder ao cliente recorrendo à plataforma sem que, para isso, tenha que utilizar uma aplicação de email. Assim, com esta solução, tornamos o fluxo e o processo muito mais produtivos e menos reféns do papel, o que faz com que este produto também seja ecológico e amigo do meio ambiente”.
Uma solução global
A empresária afirma ainda que a Odoo é também uma solução global, que já está presente um pouco por todo o mundo. “Desta forma, uma empresa internacional pode usar a mesma aplicação em Portugal, na Polónia ou nos Estados Unidos. Para além disso, a Odoo tem uma App Store, com uma base comunitária, o que faz com que qualquer cliente tenha facilmente acesso a milhares de recursos, muitos deles gratuitos. Isto permite ao nosso cliente a procura de soluções por medida que se adequem, na perfeição, ao seu ramo de negócio, mais-valia à qual não teriam acesso de outra forma. A verdade é que, se eu tenho determinada necessidade, é provável, que outra empresa já tenha tido essa problemática e já a tenha conseguido solucionar. Com o disponibilizar dessa resolução a outros utilizadores, a entreajuda acontece e todos os intervenientes do processo ficam a ganhar com a partilha de conhecimento e de boas práticas”, explica Rita Santos.
Acompanhamento contínuo e personalizado
A Arxi é uma empresa de tecnologia e gestão que tem como principal objetivo criar soluções inovadoras para um mercado exigente e em constante desenvolvimento, estabelecendo relações de cumplicidade e confiança com todos os seus clientes. A empresa oferece ainda um valor acrescentado à Odoo, tudo pela forma como presta os seus serviços. “O produto que representamos até pode ser muito bom, contudo se, no dia a dia, não conseguirmos provar isso aos nossos clientes o produto não irá subsistir. Temos a consciência de que quando uma ferramenta deste género é instalada numa empresa, os seus colaboradores tendem a não a usar na sua plenitude e esse é o nosso maior desafio, uma vez que, só usada a cem por cento, é que os nossos clientes podem tirar o máximo proveito desta nova solução”.
É por isso que, para além de uma aposta clara na formação, onde a Arxi é certificada, a empresa afirma-se pelo acompanhamento contínuo e personalizado que realiza a todos os seus clientes.
Quanto ao mercado, a empresária refere que enfrenta grandes multinacionais e que a concorrência é feroz. “Assim, o segredo para o sucesso passa pela concretização de parcerias, uma vez que valorizamos as sinergias, ao mesmo tempo que oferecemos ao mercado um fator diferenciador que é a nossa equipa, assim como a forma como respondemos aos desafios e a forma como estamos presentes no mercado”.
Quanto ao futuro, Rita Santos indica que o próximo passo passará pela criação de pequenos mecanismos que permitam a quem gere uma linha de produção perceber, no imediato, que uma determinada máquina está com problemas, podendo proceder à resolução dessa situação através da aplicação. “A nossa experiência já nos permitiu perceber que, muitas vezes, nas empresas, existe pouco contato entre a linha de produção e a gerência, o que consideramos prejudicial para o crescimento de qualquer empresa. Assim, queremos quebrar esta barreira e fazer com que toda a empresa trabalhe de forma integrada, ajudando-a a atingir o seu potencial máximo”, conclui.