Um “bebé” que já é adulto

A F.S. Confecções é uma empresa especializada no fabrico de roupa para bebés, mas a verdade é que as dores de crescimento não têm sido obstáculo para que esta chegue a objetivos maiores. Nos últimos anos, a empresa quis subir a fasquia e, assim, criou uma marca que lhes permitiu responder a tanta procura: a FS Baby.
“Quem criou esta empresa foi a minha mãe. Se este projeto existe e se tem sucesso a ela se deve”. Foi assim que Rodney Duarte, gestor comercial da F.S. Confecções, iniciou a entrevista concedida à Empresas+®. Fátima Gabriel, fundadora e administradora da empresa com o seu marido José Santos, começou a sua carreira profissional no Canadá, há mais de 30 anos. Quando regressou a Portugal, o primeiro obstáculo foi adaptar-se a uma nova realidade: “Vim para Portugal trabalhar como agente têxtil. Eram estas as oportunidades que existiam na altura. Além disso, como existia muito trabalho em Portugal na área, as empresas davam-se ao luxo de ter atrasos de meses nas produções, sem que se criassem grandes alarmismos. Os processos eram lentos. A realidade que encontrei não foi de todo a realidade a que estava habituada”, confessa a empresária. Assim colocando em prática o ditado de que “para grandes males grandes remédios”, Fátima Gabriel não fez por menos. Apostando na sua vasta experiência profissional, carteira de clientes, e já acostumada a grandes provas de coragem, optou, em 1993, por criar a sua própria confeção.
Não obstante as dificuldades, à entrada do novo milénio, a F.S. Confecções já realizava produções para nomes como a Disney ou o El Corte Inglês, que permitiu à empresa mostrar, com firmeza, a sua presença fora do território português. Nesse mesmo período, a indústria têxtil também sofreu algumas transformações devido à proximidade de relações entre a Europa e a Ásia, “o que fez com que muitas empresas tenham deslocado a sua produção, o que nos prejudicou”, afirma Rodney Duarte. Contudo, mais uma vez, as adversidades trouxeram oportunidades e, 25 anos depois, a F.S. Confecções não só se mantém no mercado, como criou uma nova marca, em 2010, a FS Baby. “Sempre participámos em muitas feiras por todo o mundo, e eram muitos aqueles que nos questionavam sobre o facto de não termos uma marca própria. Os pedidos foram tantos que decidimos arriscar”, completa. Atualmente, a empresa possui uma linha própria de roupa para bebés, dos zero aos 36 meses e, para isso, conta com a ajuda de uma equipa composta por 25 pessoas.
Fátima Gabriel conta agora com a ajuda do filho Rodney Duarte na gestão da F.S. Confecções. O jovem gestor comercial, há cerca de oito anos, decidiu dar o seu contributo à empresa e colocar a sua formação ao serviço de uma empresa familiar que há muito acreditava que podia dar o salto. “A empresa precisava de sangue novo, de ajuda. Precisávamos de modernizar a nossa imagem. Até à minha entrada na empresa, a minha mãe e a minha irmã [Diane Duarte] tinham sido o único motor da empresa. A partir do momento em que cheguei, começámos a desenvolver o conceito da marca própria, sendo que esta, de certa forma, acabou por ser uma extensão a todos as parcerias que já tínhamos no estrangeiro”, explica o gestor comercial. Com uma linha de alta qualidade, fabricada com tecidos de excelência, a FS Baby produz duas coleções diferentes por ano: Primavera/Verão e Outono/Inverno. De ressalvar que cada coleção tem uma média de 200 modelos cada.
Atualmente, o crescimento da F.S. Confecções deve-se, em grande parte, à enorme procura no mercado externo. A empresa apresenta hoje uma carteira de clientes oriunda de várias partes do mundo, como França, Grécia, Espanha, Rússia ou Emirados Árabes Unidos. Apesar disso, Fátima Gabriel não abdica dos seus clientes em território nacional, tendo mais recentemente «recrutado» um dos seus filhos, Marc Duarte, como gestor comercial para o mercado em Portugal. A experiência e o know-how do mesmo significou também a exploração de novas soluções, inclusive batendo às portas mais improváveis, mesmo as do… futebol. “Iremos continuar a produzir sempre em modo private label, porque é extremamente importante que continuemos atentos ao mercado e às suas exigências. Continuamos tão
presentes que, em Portugal, existe um grande mercado para o merchandising dos clubes de futebol, o que faz com que hoje produzamos para os três grandes clubes de futebol de Portugal”, conclui a empresária. A verdade é que, seja para fora ou para dentro de portas, a F.S. Confecções parece disposta a exponenciar um trajeto cada vez mais amplo no mercado, apostando sempre na qualidade das suas soluções.