Uma combinação entre arquitetura e imagem 3d

Ricardo Antunes e Filipe Santana reuniram o melhor dos dois mundos e criaram um gabinete especializado em projetos de arquitetura e projetos a três dimensões. Para o cliente, a vantagem é dobrada ao poder contar com uma imagem realista daquela que será, muitas das vezes, a grande obra da sua vida.
A 4+ Arquitectos, em Lisboa, está presente não só em Portugal mas também em todo o mundo, essencialmente com a vertente 3D que constitui, sem dúvida alguma, uma diferenciação.
“O projeto da 4+ Arquitectos teve início ainda na faculdade, no decorrer de alguns projetos que nos fizeram alavancar enquanto associados, inicialmente por um grupo de quatro amigos. Acabámos por constituir a empresa no ano de 2003 mas, num período de cerca de três anos estivemos a tempo parcial na empresa, acumulando funções com a atividade em ateliers distintos, onde colaborámos na elaboração de projetos de grande escala como os Cinema City, shoppings e para clientes como a Bayer ou a Mercedes Benz”, começa por contar Ricardo Antunes, acrescentando que foi apenas em 2006 que, tanto ele como Filipe Santana, acabaram por direcionar os seus esforços unicamente para o seu gabinete.
Quando saímos da faculdade, tínhamos já em mãos alguns projetos de arquitetura e 3D pelo que nos especializamos nessas duas componentes”, diz Filipe Santana que coordena a componente tridimensional da 4+ Arquitectos. Por outro lado, é Ricardo Antunes quem está mais vocacionado para a arquitetura propriamente dita.
De Portugal para o mundo
Numa fase mais precoce deste gabinete de arquitetura de Lisboa, o principal mercado estava realmente focado no território nacional. A partir de 2005 surgiu também o mercado angolano para onde se fez um conjunto de projetos de grande escala, como um centro de segurança, a remodelação do Hotel Panorama, o projeto de um casino e loteamentos habitacionais. “Não sentimos forte necessidade de dar o salto para os mercados estrangeiros até 2009, altura em que se começou a sentir em Portugal a crise na construção civil e consequentemente na arquitetura. A 4+ Arquitectos conta com diversos promotores e gabinetes de arquitetos enquanto clientes desta variante do projeto a três dimensões e, com a queda da arquitetura em Portugal, houve a necessidade de se exportarem projetos”, relata Filipe Santana, e assim surgiram os contactos em países como Angola, Qatar, Estados Unidos da América e tantos outros na Europa. “Temos trabalhos realizados um pouco por todo o mundo e ainda hoje desenvolvemos imagens 3D para gabinetes de arquitetos instalados na Suíça ou Inglaterra, por exemplo. Por outro lado, na componente de arquitetura, a grande parte dos projetos são para Portugal, Angola ou Cabo Verde”, acrescenta Ricardo Antunes.
Projetos 3D são motivo de diferenciação
O atelier 4+ Arquitectos tem vindo a desenvolver um número cada vez maior de trabalhos nesta área que considera ser, sem sombra de dúvida, a grande mais-valia do seu gabinete a par da criatividade imposta nos seus trabalhos. “É uma diferenciação e uma vantagem estarmos aptos para apresentar de antemão um projeto realista da obra que o cliente pretende. Entendemos que o 3D não constitui apenas uma boa forma de venda nem somente uma imagem bonita que irá cativar o cliente. É sim uma excelente ferramenta de trabalho, tal como uma maquete física, com a vantagem de a imagem ou vídeo a três dimensões ser algo muito mais informativo”, diz Filipe Santana. “Com o 3D proporcionamos ao cliente a possibilidade de experimentar diversas opções explorando ao máximo as soluções que podemos apresentar”, acrescenta.
Reabilitação é oportunidade para a arquitetura
Para a 4+ Arquitectos este período de reabilitação sentido nas grandes cidades portuguesas constitui uma boa oportunidade para os arquitetos desenvolverem novos projetos. “Por um lado, os centros urbanos ganham uma nova vida fruto da renovação do edificado e espaços verdes, e por outro é um novo mercado para os gabinetes, tendo a 4+ Arquitectos vindo a desenvolver diversos projetos de reabilitação, como moradias e prédios em bairros históricos, no Restelo, Alcântara, Benfica ou junto ao Palácio das Necessidades. A própria hotelaria tem criado novos espaços, onde se destacam os restaurantes Sea Me – Peixaria Moderna, o Prego da Peixaria, Carne Alentejana, Mar ao Carmo e o Lx Kitchen. Este processo de reabilitação é alavancado pela presença de estrangeiros em Portugal, como um grupo belga para quem a 4+ Arquitectos está a desenvolver o projeto de um rooftop e um bar junto ao Mercado da Ribeira”.
Satisfação do cliente é a prioridade
Para os arquitetos associados da 4+ Arquitectos, a verdadeira motivação da realização dos seus projetos passará sempre pela efetiva satisfação dos seus clientes. “Acreditamos que desenvolvemos um trabalho criativo, de valor acrescentado, que visa satisfazer as pretensões dos clientes e surpreender as suas expectactivas, tendo sempre um foco no cumprimento dos prazos acordados”.
Quanto ao futuro, a equipa de nove elementos da 4+ pretende manter a qualidade e criatividade que marca os seus projetos, fidelizando clientes e promovendo o crescimento do atelier.
O atelier tem também como objetivo alargar a carteira de clientes internacionais a fim de não estar dependente apenas do mercado nacional e poder também desenvolver projetos de maior escala e complexidade.