Viagens para todos os gostos

Imagina-se num destino paradisíaco ou a descansar numa escapadinha de fim de semana? O Mercado das Viagens tem a solução para si. Seja verão ou inverno, perto ou longe, várias são as opções para umas férias inesquecíveis. O Empresas+® foi até Barcelos conhecer esta que é uma agência franquiada da marca Mercado da Viagens.
À conversa com Lisete Cardoso, responsável da loja de Barcelos, Carlos Tecedeiro, sócio da agência em questão, e Nuno Castro, responsável pela marca e pelo franchising Mercado das Viagens, ficamos a conhecer este projeto diferenciador.
Um modelo próprio
“O Mercado das Viagens foi constituído em 2013 por três agências que eram franquiadas de uma rede espanhola. Essas agências não se viam enquadradas com aquela forma de trabalho, e decidiram criar uma marca com um novo conceito de agência de viagens para consumo interno. Em 2014 começaram a aparecer pessoas interessadas em ingressar na marca e por isso criamos um modelo de franchising próprio, diferente de todos os outros que estão no mercado. Neste momento, em 2017, estamos com 12 agências, 11 no Norte e uma em Lisboa, a única mesmo do Mercado das Viagens, todas as outras são franquiadas”, conta Nuno Castro.
Mais do que uma rede de franchising, o Mercado das Viagens assume-se como uma rede de partilha de informação, uma rede de técnicas de trabalho que permite em cada ponto de venda saber quais são os problemas que existem no mercado. “As nossas agências não são concorrentes entre elas, nós trabalhamos em parceria. Em 2015 e 2016 recebemos o prémio de melhor marca de franchising a nível nacional”, destaca Nuno Castro sobre a identidade e filosofia de trabalho do Mercado das Viagens.
Venha descobrir
Convidamos a entrar na loja em Barcelos e descobrir um mundo de soluções pensadas em si. Mas, a grande mais-valia do Mercado das Viagens é que se pode sentir dentro do mesmo espaço, independentemente da localização. “Não só no espaço em si, mas na forma de trabalho dos colaboradores, conseguido através da aposta na formação. Aqui há uma grande preocupação para com o cliente”, assume Lisete Cardoso.
A contratação da produção das agências é feita pela marca de forma anual, mas para além dos pacotes completos, existem os programas personalizados à medida do cliente. “Aqui entram os nossos agentes para personalizar à medida do cliente. No entanto, somos uma agência generalista que vende todo o tipo de produto. Não nos dedicamos só a lazer, mas também muito e cada vez mais à parte do corporate.
A abertura a loja de Barcelos, em 2015, foi para apostar no mercado têxtil, muito forte na zona. Dentro desta área são empresas que exportam e viajam bastante”, desvenda Nuno Castro.
De Barcelos para o mundo
Lisete Cardoso, deixa as suas sugestões para os próximos tempos. “Temos as escapadinhas, por algumas capitais europeias, onde encontramos um clima ameno. Continuamos a ter as Caraíbas como ponto forte onde, em outubro, continua a merecer muito destaque. São sugestões que não defraudam as expectativas. Para além disso, outubro é período para pensar em possíveis ofertas de réveillon, e aqui temos ofertas para todos os gostos”, nota.
A agência de Barcelos festeja no presente mês o seu segundo aniversário. “Tem sido uma experiência bastante positiva, num mercado onde se decidiu arriscar e tem tido resultados interessantes”, assume Lisete Cardoso.
Hoje, o Mercado das Viagens está presente em Vila do Conde, Braga, Famalicão, Póvoa de Varzim, Barcelos, Penafiel, Viana do Castelo, Paços de Ferreira, Santo Tirso, Gondomar, Guimarães e Lisboa. O objetivo é começar a explorar o mercado Sul de Portugal, já a partir de 2018, com novos franquiados.