“A Senhora das Águas”


A comemorar o centenário, a Águas de Carvalhelhos tem como missão promover a qualidade de vida dos consumidores, oferecendo a excelência e a pureza da natureza, sob a forma de água engarrafada. Para o presidente do conselho de administração da Águas de Carvalhelhos, “a comemoração dos 100 anos de existência da empresa é marcada por um sentimento especial, pelo sucesso da empresa neste século que se deve, sobretudo, às três famílias que administraram a empresa, mas igualmente aos seus trabalhadores, pelo trabalho desenvolvido”.

Situadas a 800 metros de altitude, numa aldeia barrosã que faz parte da freguesia de Beça, concelho de Boticas, assente em plena serra de Alturas de Barroso, as termas de Carvalhelhos são referenciadas há mais de 150 anos pelo seu poder curativo. A existência das suas fontes, batizadas de Lucy e Stella, em homenagem às filhas do fundador da empresa, são portanto conhecidas há mais de um século e meio. 
Nessa altura as águas de mineralização foram indicadas para repor o equilíbrio natural do organismo, sendo particularmente aconselhadas para o tratamento de doenças de pele e patologias dermatológicas, assim como para infeções do aparelho digestivo e do aparelho circulatório. As notáveis propriedades medicinais destas águas deram origem à atividade termal, surgindo então as “Caldas Santas de Carvalhelhos”.