Herdade do Casco, produtores de bovinos no Alentejo


A Herdade do Casco localiza-se no concelho de Monforte, com quase 500 hectares e excelentes
condições para a criação de gado, encontrava-se em estado de abandono desde os tempos da reforma agrária. Há sensivelmente cinco anos as coisas começaram a mudar. Quando a Herdade do Casco mudou de administração em 2010, iniciou-se um ambicioso plano de investimentos, para otimizar nestas terras a criação de gado vacum. A herdade conta hoje com 500 vacas adultas.


Recuperou-se e melhorou-se a antiga habitação e instalaram-se cercas para dividir os diferentes estábulos. Construíram-se espaços para o tratamento do gado e para armazenamento da alimentação. Adquiriram-se máquinas e meios de transporte. Melhoraram-se os caminhos e construiu-se uma barragem com capacidade para mais de um milhão de metros cúbicos, que, junto com a instalação de um moderno sistema de rega, garante a produção abundante e oportuna de alimento para os animais. Estes investimentos foram feitos para que no curto prazo a Herdade do Casco possa produzir a totalidade da alimentação animal que necessita. Os objetivos principais deste empreendimento são, por um lado, a criação de gado para a produção de carne dirigida ao mercado ibérico. Para alcançar este objetivo, foi adquirido em 2010 um lote de 200 vacas cruzadas e cinco touros Limousine. Por outro, a Herdade do Casco propõe-se constituir-se num centro de referência nacional para o cruzamento e cria das raças Limousine e Aberdeen-Angus. A intenção é obter manadas que apresentem as condições e características genéticas desejadas, mediante a seleção e cruzamento dos melhores exemplares destas raças.


Associada da Associação de Criadores Aberdeen-Angus e da Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine, a Herdade Coval do Casco salienta a identificação dos animais e o acesso à informação como as principais mais-valias.