Valorizar a qualidade da produção em extensivo


Situado entre os concelhos de Évora e Montemor-o-Novo, o Monte do Zambujal é uma exploração agrícola que há várias décadas se dedica à produção e comercialização de gado bovino de raça Alentejana e mais recentemente da raça Aberdeen-Angus. Localizada também no concelho de Évora, a Herdade de Vale de Moura tem como principal atividade a criação de gado bovino sendo a raça Charolesa em linha pura um dos principais desafios. Em modo de produção integrada, estas duas propriedades têm como principais preocupações o bem-estar animal e os cuidados com a alimentação, primando pela produção de animais de qualidade, destinados ao mercado português e espanhol.


Monte do Zambujal
Com um efetivo animal de gado em linha pura Aberdeen-Angus e raça Alentejana, a Herdade Monte do Zambujal teve por base na escolha destas duas raças as suas características naturais, tais como a robustez, a facilidade de maneio, o bom temperamento, a enorme adaptabilidade às condições climatéricas do território e as qualidades excecionais da carne.


Herdade de Vale da Moura
Esta propriedade conta com animais de linha Charolesa pura e cruzadas F1 de raça Alentejana com Charolesa. “Aqui unimos a rusticidade da raça autóctone portuguesa com uma raça que apresenta altas performances reprodutivas, assim como uma elevada capacidade de crescimento e desenvolvimento muscular. O facto de a raça Charolesa ser cruzada com a raça Alentejana permite reduzir o período de engorda e aumentar a estrutura da carcaça, garantindo à nossa exploração uma produtividade excelente e um rendimento elevado”, salienta o produtor.