68 Anos de know-how e experiência acumulados em soluções para a conformação metálica


Fundada no ano de 1947, a Mecânica Exacta é uma empresa de cariz familiar que se dedica ao fornecimento de soluções integradas para processos de conformação metálica, dirigidos às necessidades específicas dos seus clientes, incorporando as mais variadas tecnologias nos domínios da conceção, do fabrico e da funcionalidade dos seus produtos. Para tal, a Mecânica Exacta conta com uma equipa multidisciplinar capaz de responder internamente às mais diversas solicitações do mercado, assim como, com a colaboração frequente do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro em temas de I&D. A Mecânica Exacta assume-se desta forma, como um fornecedor priveligiado capaz de resolver os problemas dos seus clientes, através das soluções desenvolvidas à medida, característica que a posiciona num lugar cimeiro dentro do seu setor de atividade.


Em resposta às novas necessidades e à penetração crescente de tecnologias digitais na área dos produtos industrias, a Mecânica Exacta tem nos últimos anos reorientado a sua estratégia de I&D na conceção e desenvolvimento de produtos inovadores complementares, de forma a garantir eficiência aos seus clientes, fornecendo-lhes um produto customizado de elevado nível de qualidade.


A Mecânica Exacta no mundo
No ano transato, a Mecânica Exacta obteve um volume de faturação a rondar os quatro milhões de euros, correspondendo cerca de 30% ao mercado externo. No que diz respeito ao processo da internacionalização da empresa, o empresário admitiu que Espanha é um mercado estrategicamente importante para o seu produto, tendo recentemente encetado uma parceria com uma empresa da Corunha. “O projeto é ainda embrionário mas que já nos demonstrou o seu potencial. A Polónia é também um dos nossos mercados prioritários, onde temos representação local e já colocamos equipamentos em empresas do setor automóvel e de eletrodomésticos”. Também em 2015 foram dados os primeiros passos na procura de um parceiro na Republica Checa. Apesar de ter já equipamentos nos EUA e no Brasil, e estar presentemente a executar duas linhas completas para o México, a Mecânica Exacta pretende a médio prazo trabalhar uma estratégia comercial mais sólida para a América Central e do Sul.