Experiência reconhecida na área agropecuária


A Colbom, SA é uma empresa agrícola de âmbito familiar, fundada em 1969. Com núcleos de exploração localizados nos concelhos de Coruche, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo e Beja, a empresa desenvolve a sua atividade principalmente nas áreas da pecuária, floresta e caça. A Colbom atua em modo de produção integrada, afirmando-se como uma exploração de raça de bovinos Limousine e Charolesa, com inclusão de linhas cruzadas da raça Mertolenga e Preta.


Hoje, a Colbom tem como principal atividade a produção de bens agrícolas, pecuários e produtos florestais, e ainda, a gestão de diversas zonas de caça turística na região. Constituída pelas herdades da Afeiteira, Cortes, Faias, Valbom e Santa Luzia, a Colbom marca presença nos concelhos de Coruche, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo e Beja. “Nas herdades do Valbom e das Cortes dedicamo-nos essencialmente à produção de gado bovino e ovino. A Herdade das Cortes tem cerca de 1300 hectares, dos quais 600 hectares são área de regadio. Quanto à Herdade da Afeiteira é totalmente composta por área florestal”, refere o produtor.


A importância da raça
A Colbom desenvolve a sua atividade pecuária em regime extensivo, através do modo de produção integrada, com o gado a ser alimentado por via de pastagens de regadio totalmente naturais. O gado bovino é composto pelas linhas puras Limousine e Charolesa, e ainda, pela linha cruzada com as raças Mertolenga e Preta.
A Colbom conta no conjunto das explorações com um efetivo animal na ordem dos 1200 bovinos, dedicando-se principalmente à comercialização de vitelos à desmama e à recriação de novilhas para posterior comercialização no mercado. “Vendemos essencialmente os animais nos leilões de Montemor-o-Novo, Évora e Beja. Tencionamos, num futuro a longo prazo, comercializar a carne com marca própria, com o objetivo de apresentar um produto diferenciado, com qualidade, vindo diretamente da pastagem. Neste momento, estamos a avaliar as oportunidades e dificuldades deste negócio”, salienta o produtor. Na Colbom a melhoria genética da vacada também se apresenta como uma das principais prioridades.