Figura e conforto: produção totalmente portuguesa


A Figfort é uma marca portuguesa de roupa interior feminina que se caracteriza pelo binómio figura e conforto. Com mais de 40 anos de existência, fomenta o desenvolvimento têxtil nacional, assegura mais de 100 postos de trabalho e tem parcerias com marcas internacionais. Todos os artigos são produzidos em Portugal e têm como mercado a Península Ibérica, estratégia assente numa política de proximidade.


A Figfort surgiu em 1969 e resulta da fusão das palavras “figura” e “conforto”. A ideia primordial passava por constituir uma empresa de confeção de roupa interior feminina com a intenção de produzir para os mercados nórdicos a preços mais competitivos. Contudo, o criador de nacionalidade norueguesa apostou na criação da marca no mercado nacional e atualmente a Figfort é “uma empresa completamente portuguesa a produzir em Portugal”, como definem os gerentes. Depois de algumas reestruturações e de ter pertencido a grupos estrangeiros, a marca progrediu no mercado nacional devido à boa relação preço/qualidade e nos anos 90 era a principal marca nacional de roupa interior de senhora. A concorrência de outras marcas que utilizam mão de obra barata constitui uma dificuldade para a Figfort que mantém a política de produzir exclusivamente em Portugal. “Neste momento asseguramos 105 postos de trabalho e queremos manter as pessoas no país. Indiretamente trabalhamos com mais 50 pessoas em parceria, temos outras empresas a trabalhar connosco e a produzir determinados produtos”, declaram os diretores.