Sinergias de sucesso rumo ao crescimento sustentável


A 7 de Janeiro de 2016 era inaugurado o único posto de abastecimento construído de raiz em Viseu no ano de 2015. Sob gerência da Gáscomb, uma empresa de gases e derivados de petróleo inaugurada em 2005 por Joaquim Gonçalves e Manuel Fernandes, a nova unidade de combustíveis ostenta a bandeira da companhia global BP. “A motivação para a abertura deste posto resume-se à estratégia de crescimento que mantemos com a BP para o território nacional”, refere Manuel Fernandes, sócio-gerente da Gáscomb.


A celebrar 11 anos de atuação no mercado português, a Gáscomb conta com 15 postos de combustível, distribuídos nas zonas Norte e Centro do país. “Atualmente, contamos com cinco unidades em nome próprio e dez concessionados, nomeadamente com a cunhagem da Cepsa, BP e Prio, explica Manuel Gonçalves. A aposta em estações de serviço surge em 2007, com o primeiro posto inaugurado em Albergaria e a construção de um outro no concelho de Tondela.

A estrutura que iniciou atividade no distrito de Viseu, mais precisamente em Nelas, vocacionada para a distribuição a grosso de derivados de petróleo, centra nos dia de hoje a sua atividade na revenda de combustível, lubrificantes e gás, direcionando-os conforme as necessidades dos clientes. De acordo com Manuel Fernandes, a distribuição de gasóleo ao domicílio é, por exemplo, uma das características diferenciadoras da empresa com sede em Vila Nova de Gaia. Todos os clientes residenciais das zonas de Viseu, Mangualde, Nelas, Tondela, Carregal do Sal, Albergaria-a-Velha, Santa Maria da Feira e Vila Nova Gaia podem beneficiar deste novo serviço.


Presença em Viseu
Três estações de serviço em Viseu, duas em Mangualde e uma em Tondela conferem à Gáscomb uma presença consolidada no distrito da Beira Alta. Gasolina sem chumbo 95, gasolina sem chumbo 98, gasóleo, gasóleo agrícola e gasóleo de aquecimento são os combustíveis comercializados no recém-inaugurado posto de abastecimento BP e que, em breve, contará com GPL Auto. Comprometida em oferecer um bom serviço e garantir uma gestão eficiente, a Gáscomb disponibiliza ainda uma loja de conveniência na nova estrutura de combustíveis de Abraveses, em Viseu.

Presente há 87 anos em Portugal, a companhia petrolífera BP surgiu a 21 de Janeiro de 1929 direcionada essencialmente para a comercialização e distribuição de lubrificantes. Afirmando-se como pioneira nos segmentos em que atua, o posicionamento da empresa multinacional em território nacional define-se pela preocupação em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses e para a dinamização do tecido empresarial. Detentora de mais de 400 postos de abastecimento, a BP detém uma quota de mercado superior a 18%.

A expansão registada em 2015, com a inauguração de cerca de cinco dezenas de novos postos de combustível, resulta das parcerias celebradas com diversas empresas, nomeadamente a Gáscomb. “As nossas relações empresariais com distribuidoras como a Cepsa, a Prio e a BP têm vindo a estreitar-se”, explica Manuel Fernandes. Ainda de acordo com o sócio-gerente natural de Viseu, a nova estação da BP resulta da aproximação com mais de nove anos entre as entidades.


Plano de investimentos 2016
O compromisso com um crescimento sustentável traduz-se na inauguração de um novo posto de abastecimento no distrito da Guarda ainda este ano, construído de raiz, fruto da parceria com a BP. Assim, 2016 será de reforço da presença da parceria Gáscomb-BP no distrito do Interior, com a estação de serviço já existente da empresa de gases e derivados de petróleo a ser requalificada, adquirindo o tom verde da companhia petrolífera ainda em abril. “Temos a ambição de abrir mais postos de abastecimento, mas sem nunca esquecer que se trata de um negócio que exige muito esforço e dedicação”, salienta Manuel Fernandes. A confirmação do crescimento, consolidando a rede de distribuição e assegurando a qualidade do serviço prestado, é a estratégia a médio-prazo.