Sistema para qualquer indústria


A história da Cibersur escreve-se sob a experiência e o conhecimento do seu fundador, Vítor Dinis. Criada para o desenvolvimento de software personalizado que responda às necessidades específicas de determinados setores de atividade, hoje a Cibersur está 100% focada no projeto de doutoramento do seu fundador. Dentro de três anos estará no mercado um sistema que permitirá ajustar continuamente todos os parâmetros operacionais de modo a alcançar rentabilidade. Falamos do Uptime Factor.


Criada em 2006, a Cibersur surge no mercado para o desenvolvimento de software personalizado que responda às necessidades específicas através da modelação dos processos internos que as diferenciam da concorrência (intralogistics). Tendo hoje dez anos de atividade, quando a Cibersur apareceu em Palmela já contava com muitos anos de experiência no setor do seu fundador, Vítor Dinis. Foi, aliás, toda a experiência acumulada e todo o know-how adquirido que o fizeram arriscar no seu projeto pessoal.

Licenciado em Engenharia Química e com uma especialização em refinação e petroquímica, Vítor Dinis trabalhou durante 25 anos em Angola, onde começou a desenvolver o gosto pela área das tecnologias, setor que foi aprofundado com o cargo que desempenhou de IT Manager na AGIP, onde adquiriu um elevado know-how no setor das tecnologias de informação. “Em 1998 aceitei o convite do cardeal Dom Alexandre Nascimento para desenvolver o projeto IT da Universidade Católica de Angola, onde estive durante dois anos antes de regressar a Portugal. Nunca mais deixei esta área e em Portugal trabalhei na Sinfic, HP e Autoeuropa, até que senti necessidade de criar a minha própria empresa para criar softwares personalizados. O meu objetivo está muito centrado na ligação entre os sistemas de produção/gestão industriais e os sistemas de software que os utilizadores vão usar. Em Portugal somos excelentes como testers e os nossos sistemas de funcionamento têm quadros muitos bons. Falta fazer algo mais simples, com mais apoio para os operadores manusearem de forma a facilitar a curva de aprendizagem ao máximo”, explica Vítor Dinis.

Com um processo de desenvolvimento inovador, a Cibersur entende as necessidades dos clientes, projeta a melhor solução e, somente após a sua validação, inicia a programação. As soluções podem passar pela diminuição do trabalho burocrático e manual, aperfeiçoamento dos processos operacionais e administrativos e até (re)organização do fluxo de informações. Contudo, os últimos dois anos de atividade da Cibersur têm passado exclusivamente pela investigação.