Os melhores caracóis do mercado


Foi na sua infância que foi apelidado de Russo dos Caracóis, mas o nome mantém-se até hoje. É de Joaquim Gonçalves que falamos, um homem que começou por vender caracóis à entrada do mercado do Livramento, em Setúbal, e hoje gere um negócio de sucesso que lhe permite ser um player de referência no mercado. A sua visão empreendedora tem causado uma diversificação na atividade do empresário, destacando o Russo´s Hostel, o seu mais recente projeto.


Foi à porta do mercado do Livramento, em Setúbal, que começou a história do Russo dos Caracóis. Joaquim Gonçalves, desde os seus oito anos que fazia a venda do produto à entrada do espaço mítico da cidade e pela sua cor de cabelo, cedo foi apelidado de Russo dos Caracóis. E foi esse o nome que manteve quando decidiu, em 2002, constituir empresa para responder ao crescente número de vendas e de clientes.

“A Russo dos Caracóis inicia a sua atividade com caracol nacional do Algarve e de Santarém. Hoje importamos cerca de 90% do nosso produto de Marrocos. O restante provém da Turquia, Tunísia e Portugal. Foi e continua a ser a qualidade do nosso produto que permitiu um crescimento da empresa a grande velocidade”, explica Joaquim Gonçalves, fundador da Russo dos Caracóis.

Inserido num mercado altamente concorrencial, o empresário assume que a Russo dos Caracóis encontra-se no top três dos líderes de mercado e é pela liderança que trabalha arduamente. Com a ajuda da esposa no negócio, Joaquim Gonçalves gere cinco lojas abertas ao público em geral e um armazém a partir do qual efetua distribuição para todo o país. “Temos cinco lojas em que 70% do negócio tem como base o caracol. Nós importamos e confecionamos os caracóis. Vendemos caracóis vivos, congelados, frescos e cozidos em regime de takeaway. Para além do caracol comercializamos toda a qualidade de frutos secos, especialmente a noz e a castanha portuguesa”, acrescenta o ‘Russo dos Caracóis’.

 

Lamentando a concorrência desleal que se faz sentir no mercado onde se encontra inserido, Joaquim Gonçalves salienta que nunca será pelo preço e pela qualidade que perderá um negócio. “Existem muitos negócios efetuados sem fatura, sem os devidos impostos e como a Russo dos Caracóis não entra nesse tipo de negócios acabamos por sentir concorrência desse ponto de vista. Porque pelo preço e pela qualidade, não têm hipótese connosco”, acrescenta. É a responsabilidade empresarial e a excelente gestão de Joaquim Gonçalves que lhe permite ter controlo sobre o crédito malparado da sua empresa.