Há mais de 20 anos a moldar o futuro


Fundada em 1992, a Prenso Metal é um dos líderes de mercado nas tecnologias de corte fino e de rollforming. Há mais de duas décadas a apresentar um crescimento contínuo, hoje, esta empresa localizada na vila de Alcochete fatura mais de 13 milhões de euros e emprega cerca de 160 profissionais. O Grupo Prenso Metal é atualmente constituído pela Prenso Metal e pela Melcylix, uma empresa direcionada para a reparação e manutenção de ferramentas. Para Álvaro Félix, administrador do grupo, 2015 foi um ano excecional, devido à introdução de novos projetos, que no seu entender irão permitir novos níveis de crescimento em 2016.


Constituída há 24 anos, a Prenso Metal nasceu com capital não só português, mas também alemão e americano. Na altura, o principal propósito centrava-se na penetração no mercado do setor automóvel, um objetivo que foi cumprido com a entrada da empresa no fornecimento de peças estampadas para a área automóvel. Mais tarde, com uma aposta efetiva na área da Investigação e Desenvolvimento (I&D), a Prenso Metal toma a iniciativa de entrar em novos domínios da produção.

“Aos 26 anos tornei-me vice-presidente de uma empresa americana. Quando percebi que todos os meus objetivos estavam cumpridos nessa empresa, decidi tomar uma atitude de risco: trazer parte da produção dessa empresa para Portugal, aproveitando assim uma série de incentivos criados pelo Governo português para a implementação de novas empresas. Daí ter vindo para Portugal para fundar a Prenso Metal, relembra o administrador Álvaro Félix, acrescentando, “a naturalidade com que a empresa se relacionava com mercados como o alemão levou a que entrássemos logo numa nova área de ponta: o corte fino, tornando-se a única empresa com essa tecnologia em Portugal. Mas a nossa aposta não ficou por aqui ao desenvolvermos pouco tempo depois mais uma tecnologia inovadora que se revelou como uma das principais áreas de negócio da Prenso Metal.

O rollforming – formação por rolos - desenvolvido maioritariamente pela Prenso Metal, veio alterar a área de transformação de formatos de chapa em produtos com geometria de revolução. Desde 2000, a Prenso Metal tornou-se uma empresa constituída 100% por capital nacional e é, nos dias de hoje, líder de mercado nas tecnologias de corte fino e rollforming.

Em 2003 nasceu a Melcylix da necessidade de evolução na área de projeto e construção de cunhos e cortantes. Da Prenso Metal esta nova empresa adquiriu todo o know-how da equipa de profissionais que constitui o grupo, assim como o parque de máquinas de alta tecnologia. Hoje, a Melcylix trabalha essencialmente para a indústria automóvel e eletrónica, ao especializar-se em áreas tão diversas como a conceção, construção, manutenção de ferramentas de prensagem ou soldadura.

“Era fundamental criarmos um Grupo para separar os centros de custo da Prenso Metal e da Melcylix, de modo a potenciar o crescimento de ambas as empresas de forma totalmente autónoma. Inicialmente, a Melcyclix foi criada com o intuito de ser um centro de custo que pudesse fornecer a concorrência. Entretanto, com a mudança de estratégia empresarial a Melcylix passou de fornecedor de ferramentas e moldes para a Prenso Metal, para a empresa que está vocacionada para executar toda a manutenção de ferramentas na Prenso Metal. Depois introduzi também nesta empresa o serviço de manutenção dos meios produtivos, ou seja, transferi todo o pessoal técnico para a Melcylix. Hoje, esta empresa está apenas direcionada para a execução e comercialização de ferramentas, moldes e peças de substituição”, revela o administrador, acerca da criação de uma segunda empresa dentro do grupo.

Com mais de 150 colaboradores, estas duas empresas faturaram no ano transato cerca de 13 milhões de euros, que se dividem em cerca de 50% para negócios efetuados no mercado interno e 50% de negócios realizados para o mercado externo.