Líder no mercado da distribuição alimentar


A FRUSTOCK é uma empresa especializada na distribuição de produtos alimentares (frescos, refrigerados, congelados, 4º gama e 5º gama). Foi fundada no final da década de 80 e desde então tem focalizado toda a sua atividade no canal Horeca. Desde a sua criação que a inovação constitui uma das prioridades da FRUSTOCK, tendo desenvolvido internamente produtos específicos para o canal Horeca, como por exemplo a gama de sumos integralmente naturais com a marca “Just 4 Day” e complementos de refeição para o canal Horeca com a marca “Cook 4 Day”, em ambos os casos produzidos pela 2 BE FRESH, empresa do grupo especializada nesta área de negócio. A empresa diferencia-se pela sua capacidade de resposta rápida aos clientes, pelo cumprimento das entregas e pela disponibilização de um cardex completo de produtos, no qual se podem encontrar as melhores referências em cada área.


Mehrdad Seifi é natural do Irão e está em Portugal desde 1983. É quase tão português como qualquer um desta geração. A sua primeira experiência profissional num restaurante, permitiu-lhe verificar que não existia uma oferta estruturada e
profissional na área da distribuição de frutas para o canal Horeca (termo utilizado na Europa para a indústria alimentar, que designa os estabelecimentos de hotelaria, restauração e catering). “Achei que de facto o mercado precisava de alguém especializado para as necessidades de um restaurante ou de uma cadeia hoteleira, e decidi abrir a empresa na altura”, conta Mehrdad Seifi. A Frustock iniciou a atividade nos finais da década de 80, especializando-se inicialmente apenas na distribuição de frutas e legumes frescos. Começou por ser uma empresa muito pequena, bem ao jeito familiar. Iniciada a atividade com apenas um restaurante em Cascais como cliente, num curto espaço de tempo ganhou notoriedade e gradualmente estendeu a sua atividade à grande maioria dos restaurantes da cidade. A alteração ao paradigma do consumo privado verificado nos anos 80, por via do aparecimento dos grandes centros comerciais representou, para a empresa uma segunda fase de crescimento e o início de parcerias com as maiores cadeias organizadas de restauração, com as quais, ainda hoje, mantém fortes relações. A afirmação em definitivo da empresa e das características distintivas do seu modelo de negócio, acontece, contudo, com a realização da Expo '98, momento em que a empresa assegura o fornecimento de quase 80 por cento dos restaurantes presentes no evento. Foi nesta fase, que consolidou os seus contactos internacionais e aproveitou a oportunidade para diversificar os produtos disponíveis e alargar a sua distribuição.

“Durante e após a Expo, verificou-se que a distribuição capilar era uma necessidade e uma condição incontornável, para que os operadores do canal Horeca pudessem alcançar níveis de satisfação e de fidelização do cliente final. A entrada no mercado de operadores internacionais desta área, permitiu-nos obter maior visibilidade quanto às vantagens do modelo e ganhar ainda maior quota de mercado”, explica o proprietário. O crescimento da Frustock, a par do desejo de satisfazer cada vez mais as exigências dos seus clientes, conduziu à expansão geográfica da atividade a todo o país, possuindo hoje, plataformas de frio e de distribuição em Lisboa, Porto e Algarve, duas unidades de transformação em Lisboa e distribuidores nas ilhas da Madeira e Açores.

Da atividade inicial, baseada apenas em produtos de primeira gama (frutas e legumes), a Frustock evoluiu para distribuição de mercearia, refrigerados, congelados, gorduras, consumíveis e bebidas e produtos de quarta gama (já preparados, lavados, cortados e embalados) e de quinta gama (produtos confecionados prontos a comer), criteriosamente selecionados e preparados, muitos deles exclusivos no mercado nacional. Foi também efetuada uma aposta muito forte nos produtos com data de validade muito curta (prazo máximo de cinco dias). “Rapidamente conseguimos levar estes produtos para os nossos clientes, num conceito “just in time”, explica Mehrdad Seifi. O proprietário garante que o foco da empresa será sempre o canal Horeca baseado “num serviço muito personalizado, que envolve muita logística. Conseguimos garantir em todo país o mesmo produto, o mesmo preço, com a mesma qualidade e com prazos de entrega muito curtos”. É este conceito que faz da Frustock uma referência no mercado da distribuição.

“Fomos à procura, tanto no mercado nacional como no mercado internacional, de produtos específicos para o canal Horeca e para as necessidades de cada um dos nossos clientes em concreto. Esta abordagem permitiu-nos consolidar a nossa presença na quase totalidade das cadeias organizadas, cadeias hoteleiras de quatro e cinco estrelas e na restauração tradicional”, refere.