“Cuidamos do bem mais precioso do planeta”


Criada em 2000, a Tekbox é uma referência no mercado nacional pelo trabalho desenvolvido na prestação de serviços de projeto, instalação, gestão e manutenção de instalações de águas. Com sede no Seixal, a empresa de Ricardo Simões e Tiago Teles contribui de uma forma sincera, honesta e direta para a qualidade de vida das populações servidas e para a preservação do bem mais precioso do planeta – a água.


Ricardo Simões e Tiago Teles foram colegas no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Nova de Lisboa e desde logo perceberam que a simbiose das suas sinergias poderia dar frutos. E assim foi. Após experiências profissionais em empresas dedicadas a tratamento de águas, Ricardo e Tiago reuniram condições e decidiram colocar a ideia de constituírem uma empresa em prática. Surgiu a Tekbox – Projetos de Engenharia em 2000, começando por se dedicar a serviços de manutenção em ETAR´s e ETA´s. “Apostámos no setor do tratamento de águas, mas com uma abordagem um pouco diferenciadora. O primeiro contrato que ganhamos formalmente foi a manutenção eletromecânica da ETAR da Coca-Cola. Até 2006 fomos crescendo sempre na manutenção com contratos de exploração”, refere Tiago Teles.


O decorrer da atividade permitiu à Tekbox ganhar capacidade para fazer pequenas remodelações, começando mesmo a integrar equipas de obras como subempreiteiros. Este fator originou a criação de uma outra área de negócio – a instalação, com enfoque na especialização do tratamento, distribuição e reutilização de água. Para além disso, Ricardo Simões destaca que a Tekbox “sempre teve a capacidade interna de projeto, realizando alguns trabalhos de pareceres de engenharia. Não é uma área de negócio que a Tekbox procure ativamente, mas é um nicho que nos permite entrar nas obras”. A empresa teve uma evolução rápida e um crescimento no volume de negócios regular, surgindo, consequentemente, outras valências como consequência do crescimento técnico. Depois da manutenção, projetos e instalações, a Tekbox entrou na venda direta de equipamentos para tratamento ou poupança de água. “Para nós, a situação ideal de trabalho passa por desenhar a solução para um cliente, o chamado projeto, seguindo-se o processo de instalação e posterior manutenção e exploração do mesmo. No meio deste processo, ainda podemos vender algum equipamento que seja necessário”, explica Tiago Teles.


Evolução natural
O histórico do ativo líquido da Tekbox mostra um constante reinvestimento em meios técnicos, instalações e capital humano. Hoje em dia, passados 16 anos de atividade, a Tekbox definiu-se e consolidou curriculum na área das águas, sendo uma empresa de referência no setor. Por estas razões, Tiago Teles e Ricardo Simões decidiram alterar o nome da empresa para Tekbox – Water Engineering: “Um nome mais elucidativo da especialidade que desenvolvemos, seja no mercado nacional ou externo”, refere Tiago Teles.