Construir sonhos, criar realidades
A NJN – Arquitetura Engenharia & Construção, localizada em Ponte de Lima, foi criada há cerca de um ano por Nelson Costa, engenheiro civil e do ambiente, jovem empresário que, juntamente com alguns amigos, decidiu lançar-se por conta própria. Com uma aposta clara na qualidade e na escolha dos melhores materiais e soluções, a NJN propõe-se a construir sonhos e a criar realidades.
Nelson Costa, responsável pela NJN Arquitetura Engenharia & Construção, revela que a paixão pelo setor da construção civil começou com o pai que sempre trabalhou na área. “Quando terminei o curso em engenharia civil e do ambiente, e após vários estágios no estrangeiro, decidi que me queria lançar por conta própria, juntamente com alguns colegas que conheci no decorrer do meu percurso académico. Assim, há cerca de um ano, criámos a NJN onde conseguimos uma solução diferenciada, em que no mesmo local, conciliamos a arte do projeto de arquitetura em sintonia com as diversas especialidades de engenharia, envolvendo o cliente na fase de elaboração, aconselhando-o sempre sobre as melhores soluções, ao mesmo tempo que incluímos seu gosto e a marca pessoal. Na NJN cada projeto de arquitetura é customizado à medida e único”.
A NJN e a arte da construção
Estando na vanguarda das novas técnicas e processos construtivos no que toca ao conhecimento de prescrição das melhores soluções, a empresa está em permanente contacto com as mais prestigiadas fábricas de materiais de construção do mundo. “É comum esperarmos algumas semanas pela encomenda de um produto que vem da outra parte do globo, mas, só assim obtemos a excelência na construção. Só é possível esta flexibilidade com o bom planeamento do cronograma de trabalhos”, diz o empresário.
No que concerne à construção dos seus projetos, aliado ao pormenorizado projeto de execução e a um detalhado caderno de encargos, a NJN encarrega-se de todas as fases de obra, desde o levantamento de estrutura, acabamentos, respetivo recheio e todas as especialidades, passando pelos arranjos exteriores, o que resulta numa moradia de sonho, assegurando a estética no melhor desempenho e funcionalidade com selo de qualidade e garantia NJN. A empresa engloba ainda uma elevada panóplia de ferramentas para atingir este rigor na construção, começando pelo planeamento onde existe uma realização de renders 3D ultrarealistas, passando pelo fabrico de maquetes de elevado pormenor e design de peças e mobiliário customizado.
O empresário garante que a missão é privilegiar o interesse do cliente, a construção estudada e a variedade de opções a que o cliente tem acesso. “Temos como matriz o rigor e o gosto pela arte do projeto e da construção, onde queremos ser uma referência na qualidade e na inovação, assegurando a completa satisfação dos nossos clientes. Queremos marcar a diferença através de um acompanhamento permanente, aliado a um aconselhamento técnico preciso e sustentado”.
Antigo vs. Novo
Além da nova construção, a empresa realiza muitos projetos de reabilitação. “Aparecem frequentemente problemas que temos que solucionar. Antigamente, as construções não eram realizadas com o mesmo cuidado, só estava em causa o preço. Hoje, temos que mostrar ao cliente porque é que a obra não pode ser realizada de determinada forma e porque é que a solução encontrada é mais cara. Contudo, ainda que mais cara à partida, essa solução significa que o cliente ficará satisfeito por muitos e bons anos. Os clientes estão recetivos a realizar esse investimento desde que percebam a sua pertinência e importância”.
Olhando para o mercado, Nelson Costa considera que, em Portugal, o setor da construção está longe daquilo que é feito por toda a Europa, porque “continuamos a considerar que o tradicional é bom. O acesso a todo o tipo de informação está facilitado com as novas tecnologias, pelo que é importante que a informação seja clara, precisa e não deixe margem para dúvidas. Queremos afirma-nos no mercado como uma solução de qualidade, profissionalismo e rigor”. Olhando para trás, o empresário afirma que o primeiro ano de trabalho superou as expectativas quanto ao portfolio adquirido. “Estamos orgulhosos com a satisfação dos nossos clientes e com o sucesso de projetos desafiantes realizados no centro histórico de Ponte de Lima e em diversas herdades do nosso concelho onde trabalhámos em património centenário”.
Futuro
Quanto ao futuro, Nelson Costa afirma que pretende estender a ação da empresa a concelhos vizinhos e também a internacionalização, nomeadamente para o Luxemburgo, onde temos contactos e possíveis parcerias com empresas que laboram nesta área de negócio. Além disso, somos defensores de uma construção mais sustentável, até pela minha formação. É por isso que estamos em permanente contacto com as soluções de construção mais ecológicas. Também por isso escolhemos a cor verde para a marca da empresa”.