Especialistas em reabilitação
Vocacionada para o setor da construção civil e especializada na arte da reabilitação e restauro, a Antero Santos & Santos, Lda., localizada em Aveiro, é uma referência no mercado da qualidade, e cumprimento de prazos. Completamente dedicada ao mercado nacional, a empresa está apostada em continuar a conquistar clientes e em satisfazer todas as suas necessidades.
A Antero Santos & Santos, Lda., localizada em Aveiro, é uma empresa vocacionada para o setor da construção civil, mas especializada na arte do restauro e reabilitação de edifícios. Apesar de hoje a empresa ser um nome incontornável no mercado do Centro do País, Mário Santos, responsável por este projeto de sucesso, lembra que a história desta empresa nem sempre foi fácil. “Estivemos a trabalhar desde 1995, contudo, a crise chegou e o trabalho começou a escassear. Assim, em 2008, fui trabalhar para Angola, economia emergente na altura e onde fiquei durante dez anos. Findo esse tempo a economia angolana também entrou numa espiral descendente e senti que devia voltar ao meu País”.
Atualmente, a Antero Santos & Santos, Lda. labora suportada numa equipa constituída por 30 profissionais e tem previsto um volume de faturação para este ano na ordem dos 1.5 milhões de euros, duplicando os valores atingidos em 2019, ano da sua reativação. O empresário advoga que, apesar da pandemia, este crescimento estava já previsto, uma vez que resulta de investimentos que foram realizados no passado “Trabalhamos diretamente para uma promotora imobiliária na qual também temos uma participação, pelo que estamos em fase de conclusão de alguns projetos que já estavam em execução. Normalmente construimos cerca de 20 a 30 frações por ano. Contudo, seja em que setor for, o nosso maior objetivo é o de continuarmos a merecer a confiança de todos os nossos clientes, prestando um serviço com qualidade, rigor e profissionalismo”.
A Antero Santos & Santos, Lda. está muito vocacionada para a arte do restauro e reabilitação de edifícios. Mário Santos explica que, na região, nenhuma empresa realizou tantas obras nesse setor como a Antero Santos & Santos, Lda.. “Durante anos um dos nossos parceiros privilegiados foi o antigo IPPAR – Instituto Português do Património Arquitetónico. Já trabalhamos nesta área desde os anos 90 e o meu trabalho favorito são mesmo as intervenções em igrejas. Já realizámos mais de 30, um pouco por todo o País. Neste momento, estamos a realizar a recuperação da Igreja Matriz de Eixo”.
Olhando para o mercado, o empresário defende que este está muito indefinido, pelo que é complicado traçar qualquer tipo de prognóstico. “Se, no final do verão, o mercado tinha recuperado e o volume de trabalho aumentou, neste momento a capacidade de investimento das pessoas voltou a retrair. Penso que a sociedade reage em função das notícias: quando estas são mais otimistas o investimento é maior, acontecendo o inverso quando as notícias são menos animadoras”. Para além disso, Mário Santos refere que está focado no mercado particular. “Neste momento, as margens atingidas nos concursos públicos são demasiado baixas para serem compensadoras. Nunca conseguimos propor um orçamento que vá de encontro ao preço base lançado. A verdade é que trabalhamos com base na qualidade e desta não abdicamos”.
O empresário reconhece que a inexistência de mão de obra disponível no mercado, sobretudo qualificada, é o maior problema que o setor enfrenta na atualidade. Mário Santos confessa que, já prevendo essa dificuldade, recorreu à contratação de mão de obra estrangeira o que faz com que, atualmente, a maioria dos funcionários da empresa não seja portuguesa. “As exceções são os encarregados de obra e os engenheiros que já trabalham comigo alguns há mais de 30 anos e que estão presentes nas obras para assegurar que tudo é realizado de acordo com o planeado e com todo o profissionalismo e qualidade. Esta foi a solução mais profícua que encontrei. Antes disso tentei recorrer à subcontratação e as obras atrasaram para tempos que não eram perdoáveis, algo que não pode acontecer. Com esta solução controlamos todo o processo e estamos sempre atentos e vigilantes”.
Quanto ao futuro, o empresário defende que, perante toda a indefinição que existe no mercado, nos próximos dois ou três anos, o objetivo passa por manter os bons resultados da Antero Santos & Santos, Lda., consolidando a sua posição no mercado. Para isso, “continuaremos a apostar na total satisfação das necessidades de todos os nossos clientes, até porque essa será sempre a melhor publicidade que poderemos ter”, conclui.