Honrar o passado, rumo ao futuro
Com mais de 50 anos de história, a Macofrei, localizada em Cesar, Oliveira de Azeméis, é uma empresa que conta com uma vasta experiência no desenvolvimento e produção de perfis estruturais de aço enformados a frio, utilizados na construção de pavilhões industriais, recintos polidesportivos, centros comerciais, aeroportos, entre outros. Franclim Freitas, responsável pela empresa, trabalha todos os dias para “honrar o passado, rumo ao futuro”.
Franclim Freitas, responsável pela Macofrei, começou a trabalhar na empresa com apenas 17 anos de idade, uma vez que esta foi criada pelos seus pais. Olhando para trás, o empresário reitera que “sem o meu pai, nada disto existia. Ele era um visionário e um homem à frente do seu tempo. Além disso sempre teve o apoio da minha mãe. Este é um legado que tenho que honrar diariamente”. A Macofrei conta com amplas instalações, uma equipa profissional, modernos equipamentos e um sistema de produção flexível, capaz de se adaptar às necessidades de cada cliente.
Com uma equipa constituída por meia centena de colaboradores e com uma faturação, em 2019, de seis milhões e meio de euros, a Macofrei está direcionada, sobretudo, para o mercado nacional, sendo que a internacionalização representa apenas dez por cento da sua faturação. A empresa comercializa soluções para França e Marrocos. Quanto à vizinha Espanha, o empresário explica que este é um país muito forte na transformação do aço, “o que faz com que o mercado seja dominado pelas empresas locais. Se tivermos ainda em atenção o peso do custo do transporte no preço final, não conseguimos oferecer soluções competitivas”. Completamente vocacionada para o setor da construção civil, para além da produção de perfis estruturais, a Macofrei desenvolve e fabrica caleiras para drenagem de águas pluviais, assim como diversos produtos em chapa canelada e perfilada para coberturas e fachadas de edifícios, entre outros produtos de serralharia em inox. A empresa assegura ainda um serviço personalizado, ajustado às necessidades de cada cliente, onde a rapidez, o controlo de produção em fábrica e o prazo de entrega são uma prioridade.
Olhando para o mercado, Franclim Freitas assegura que a concorrência é sempre boa quando é leal. “Como em qualquer setor de negócio, enfrentamos várias dificuldades, como osciliações do preço das matérias primas, falta de mão de obra qualificada, margens de vendas reduzidas. No entanto, sendo uma empresa certificada, para nós o mais importante é sempre a qualidade e a total satisfação dos nossos clientes”.
O empresário explica que, neste momento, está projetada a aquisição de um novo equipamento de produção para fabrico de perfis, num investimento a rondar os 600 mil euros. “Este é mais um equipamento que nos permitirá servir os nossos clientes com uma vasta gama de produtos, permitindo também o aumento da nossa produção e a criação de novos postos de trabalho. Este investimento estava já decorrer, mas a pandemia adiou a sua implementação para o início de 2021. As instalações estão preparadas, ficam a cerca de 800 metros de distância da sede da empresa, e só falta ultimar a aquisição do equipamento, isto porque a empresa produtora teve trabalhadores infetados o que condicionou, naturalmente, a sua laboração.
Quanto ao futuro, de acordo com Franclim Freitas, a ambição passa por oferecer o melhor aos clientes, respondendo de forma positiva a todas as suas solicitações. “Esta empresa começou com duas pessoas, hoje tem 50, e queremos continuar a crescer, investindo na qualificação da nossa equipa de trabalho para nos mantermos como uma referência em Portugal.