Sinónimo de Equipa

Completado em março o primeiro ano de existência, MWP é uma das jovens empresas na área da construção civil que tem vindo a conseguir impor o seu nome no mercado algarvio. A MWP foi fundada por três profissionais, que embora de diferentes áreas no setor, conseguem combinar perfeitamente as suas valências individuais, numa mistura entre a experiência, a irreverência e o profissionalismo.
Carlos Cachadinha, Micael Parraça e Walter Borges são os administradores da MWP, empresa de engenharia, construção e de reabilitação, situada em Almancil. No mercado desde março de 2017, a empresa conta já com um portefólio considerável. Em entrevista ao Empresas+®, os empresários mencionam o seu percurso antes de formarem a MWP. Carlos Cachadinha já tinha 25 anos de profissão, “desde técnico de construção civil, a preparador de obra, fiz várias formações em direção e coordenação de obra, na última empresa conheci o Micael”. Ao fim de algum tempo a trabalharem em equipa, sentiram que era o momento de formar uma empresa. Por sua vez, Micael Parraça indica que formar a própria empresa era uma ambição antiga. “Comecei por prestar apoio num gabinete de arquitetura até chegar à empresa onde estava o Carlos e a nossa compatibilidade levou à MWP”. Walter Borges, conheceu o Micael na faculdade. Após a conclusão do curso trabalhou num gabinete de engenharia e arquitetura, onde realizou vários projetos. Cada um desenvolve uma das vertentes no que diz respeito aos serviços prestados pela empresa, assim Walter Borges dedica-se à área de projeto, enquanto Micael Parraça está encarregue da gestão de obra, Carlos Cachadinha faz a ligação das duas vertentes.
A MWP tem a capacidade de executar um serviço em qualquer tipo e método de construção, desde novos sistemas até à construção tradicional. Embora a MWP disponha de mão de obra qualificada, procuram sempre trabalhar com mão de obra especializada e de confiança quando recorrem à subcontratação. A empresa está direcionada para o mercado nacional e estrangeiro, no entanto verifica-se que do volume total de clientes finais, 75% são estrangeiros, uma realidade bastante comum no Algarve. A engenharia é também uma vertente da empresa, embora a reabilitação de edifícios antigos em centros históricos e não só, bem como a remodelação e a construção de raiz, sejam os principais serviços prestados. Atualmente a empresa está direcionada para a reabilitação, uma vez que esta última tende a ser o ex-líbris da MWP e é o que lhes dá maior realização pessoal. “Costumamos dizer que a reabilitação é como entrar num quarto escuro, nunca sabemos o que vamos encontrar, o que resulta num desafio diferente a cada projeto e isso motiva-nos”, indica Micael Parraça. Nos projetos mais relevantes destacam alguns da sua autoria e outros feitos em colaboração, no entanto, a excelência e o primor que colocam em cada trabalho é um fator presente em todas as obras. Dos projetos referenciados pelos entrevistados na vertente da reabilitação e remodelação, destacam-se a reabilitação de um edifício histórico em Alvor, assim como a reabilitação e remodelação de uma moradia histórica em São Brás de Alportel. Na remodelação indicam também um projeto de uma moradia inserida no Triângulo Dourado, em que os proprietários procuraram os serviços da MWP para modificar todo o seu interior e exterior. Em relação ao futuro, referem que têm objetivos alicerçados a curto e longo prazo. O foco da empresa continuará a ser a execução de projetos de alta qualidade e diferenciadores, mas sempre com os “pés assentes na terra”, com o objetivo de manter a mesma onda de crescimento e aproveitar o bom momento do mercado. “Esperamos que em 2020 seja possível cimentar e estabilizar a MWP no mercado e garantir a partir dessa nova fase, um crescimento que consiga ser sustentado”, terminam.