Yuko é sinónimo de francesinha de qualidade

Especialista em francesinhas, é assim que o restaurante Yuko é apresentado a quem não o conhece. Mas a histórica casa do Porto possui ainda produtos de qualidade e um ambiente próprio que fazem do proprietário Manuel David, um homem orgulhoso daquilo que construiu. Para além do Yuko, fazem parte da mesma “família” o restaurante O Paparico, a Cervejaria Brasão e, dentro de uns meses, o Brasão Coliseu.
Manuel David é o proprietário do restaurante Yuko. Localizado na Rua Costa de Cabral, no Porto, trata-se de uma casa histórica da cidade Invicta para quem gosta de uma boa francesinha. Com o nome do restaurante a lembrar outras geografias, atualmente é uma marca forte que está dissociada do antigo proprietário e da sua esposa japonesa, de onde provém o curioso nome. Estabelecido há mais de 20 anos no Yuko, Manuel David vem de uma família ligada à restauração na zona da Póvoa de Varzim, mas se essas ligações agora são passado, as ligações da família à restauração não. Atualmente o restaurante de francesinhas situado perto da igreja da Areosa é o mais antigo dos estabelecimentos que o proprietário possui. Além do Yuko, estão na mesma alçada o restaurante O Paparico, a Cervejaria Brasão e, futuramente, o Brasão Coliseu.
Com a principal especialidade do Yuko a ser a francesinha, Manuel David aponta que a iguaria tradicional do Porto representa 70% do serviço do restaurante. A oferta de produtos com a melhor qualidade possível faz a diferença e, sem eles, o cliente não aproveita da melhor forma o espaço. “Não temos uma carta muito grande porque até ao momento não temos tido essa necessidade. O cliente quando vem ao Yuko já sabe aquilo que procura. Procuramos ter o máximo de qualidade possível, seja nos enchidos, carnes, mas o essencial de uma francesinha é o molho, é o que faz a diferença”, afirma o proprietário. Outros produtos com muita saída são o ratinho, uma sandwich para quem vem mais à noite e a sangria, sempre preparada por Manuel David. Com uma decoração que se adapta perfeitamente à conceção do espaço e faz lembrar uma casa antiga e tradicional, o Yuko tem a capacidade para receber até 70 pessoas e está aberto todos os dias, exceto ao domingo, possuindo um horário fora do vulgar: das 19h30 às 2h. Carne de qualidade e um bom ambiente para que os clientes possam estar tranquilos e com algum sossego são fundamentais para o proprietário.
Fazendo valer a filosofia de vida que “o trabalho e a dedicação são a âncora de todo o projeto e a sorte procura-se”, Manuel David possui mais dois espaços. O restaurante O Paparico está sob a alçada de Sérgio David, filho do proprietário, formado em Gestão Hoteleira e que estagiou em alguns espaços internacionais. Vizinho do Yuko, o conceito não poderia ser mais diferente. “É uma casa da família com comida tradicional, mas elaborada de forma distinta. Não é só a comida, é todo um êxtase. Jantar naquela casa é uma experiência gastronómica e a orquestra tem que estar sempre afinada”. Apesar de estar longe da Baixa, mais de metade dos clientes que visitam O Paparico são turistas. Já no centro do Porto, mais concretamente na Rua Ramalho Ortigão, está localizada a Cervejaria Brasão, que surgiu de uma parceria entre Manuel David e o filho Sérgio. Mais próxima do conceito de cervejaria, as francesinhas também são uma especialidade. “As francesinhas são feitas da mesma forma do Yuko, mas tem uns pratos diferentes e uma carta mais elaborada. Possui uns rissóis de trufa que têm um sucesso tremendo, e mais cervejas”, esclarece. Como projeto para o futuro está a abertura, ainda em 2016, da cervejaria Brasão Coliseu, um espaço de grandes dimensões, situado na Rua Passos Manuel.