40 anos a construir com qualidade

A Curião – Materiais de Construção, Lda., criada em 1981, em Boticas, é uma referência em Trás-os-Montes na comercialização dos mais diversos materiais destinados à construção civil. Dotada de loja, showroom e armazém, a Curião é uma empresa que prima pela qualidade dos produtos que comercializa e que aposta na mais-valia do atendimento personalizado que presta a todos os seus clientes.
José Teixeira começa a laborar, em 1981, em nome individual, na comercialização de todo o tipo de materiais de construção. “Trabalhava numa pequena loja por baixo de minha casa. Só alguns anos depois, em resultado de uma parceria com um irmão meu, é que nasce a Curião – Materiais de Construção Lda., no formato que detém hoje em dia. Ainda que a parceria com ele tenha terminado alguns anos depois, esta continua a ser uma empresa de matriz familiar, uma vez que os meus dois filhos já trabalham aqui comigo”, advoga o empresário.
Com uma equipa constituída por sete pessoas, com loja, showroom e armazém com 7000 metros quadrados, em Boticas, a Curião atingiu um volume de faturação de 1.9 milhões de euros, em 2020. José Teixeira explica o sucesso através da mais-valia do atendimento personalizado que disponibiliza a todos os seus clientes, e pela excelente dicotomia qualidade/preço, “superando mesmo as grandes superfícies”, para além da elevada capacidade de stock. “Os nossos clientes conseguem encontrar aqui quase tudo o que é necessário no ramo da construção civil. Possuímos soluções na área da bricolage, pichelaria, ferramentas [elétricas e não elétricas], artigos para casas-de-banho [azulejos, louças sanitárias], todo o tipo de cimentos e aquela que é a nossa grande aposta: as tubagens para abastecimento de águas e saneamento e respetivos acessórios. Somos uma empresa única em toda a região. Ninguém tem as nossas soluções. Apesar disso, os nossos objetivos passam sempre, e acima de tudo, pela prestação de um serviço de qualidade e pelo assumir dos nossos compromissos, tendo como objetivo principal não defraudar as expectativas dos nossos clientes e fornecedores”. Sempre atenta e empenhada, a Curião tem respondido aos desafios de um mercado fortemente competitivo, onde a qualidade e competência constituem os pilares do seu sucesso.
Com uma forte presença na região de Trás-os-Montes, nomeadamente nos concelhos de Boticas, Bragança, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, a empresa comercializa ainda soluções para o mercado externo, nomeadamente para França, “ainda que este valor seja residual”.
José Teixeira garante que, atualmente, o mercado continua em alta, mercê o bom momento que o setor da construção civil está a atravessar, ainda que, na região, “o setor seja sempre muito mais constante. Se, durante a crise, continuámos a ter trabalho e clientes, quando o setor deu o boom, por causa do turismo, também não sentimos esse acréscimo. Contudo, têm sido realizadas grandes obras na região o que tem impulsionado o negócio. A grande questão é saber até quando irá permanecer assim. Pode ser que os fundos europeus que serão entregues a Portugal continuem a impulsionar a economia no Interior do País”.
O empresário mostra-se preocupado com a falta de mão-de-obra disponível para laborar no setor. “Mesmo os mais jovens, são poucos aqueles que se interessam pelos materiais de construção e que se disponibilizam para laborar nesta área. Não podemos esquecer que vivemos no Interior e que a desertificação é, cada vez mais, uma realidade. Assim, sempre que queremos contratar alguém, além da dificuldade em encontrar mão-de-obra disponível, temos depois que apostar na sua formação, uma vez que as pessoas não detêm qualquer tipo de conhecimento”. Assim, José Teixeira mostra-se cauteloso em relação ao futuro. Apesar disso, garante que quer consolidar a posição da Curião no mercado, continuando a apostar na qualidade e na completa satisfação das necessidades dos seus clientes.