Soluções para serviços de limpeza de referência

A Sepitra dedica-se à importação, distribuição e comercialização, de equipamentos e produtos destinados à limpeza e manutenção profissional, com recurso a marcas conceituadas no mercado. Com uma nova aposta na formação ao cliente, a empresa reconhece que o setor da limpeza é complexo, necessitando de um acompanhamento personalizado e efetivo. “A verdade é que não é qualquer pessoa que sabe limpar e que o faz bem”.
Há mais de 20 anos no mercado, a Sepitra é uma referência no nosso país no setor da limpeza. Álvaro Rito e Jorge Rito, responsáveis pela empresa, referem que os últimos anos foram de crescimento e também de muito investimento, nomeadamente ao nível das infraestruturas. A par disso, a empresa procurou novos parceiros no mercado externo, nomeadamente em Itália, de onde importa e em Angola, para onde exporta os seus produtos e equipamentos. “Neste momento, mais do que vender produtos a um preço competitivo, oferecemos soluções completas e serviço de qualidade aos nossos clientes, por forma a que possam obter uma redução de custos, sem que isso implique diminuição da qualidade do produto, tudo para que os nossos clientes continuem a oferecer qualidade, mas com custos mais baixos”.
Independentemente da área com a qual trabalhe, saúde, restauração, estabelecimentos de ensino, instituições ou indústria, a Sepitra consegue sempre oferecer as melhores soluções, disponibilizando um serviço pós-venda personalizado. “Já não faz qualquer sentido vender apenas um produto. Os nossos clientes deixaram de ter stocks, uma vez que nós suportamos esse custo e asseguramos sempre os produtos que estes necessitam, com a vantagem de que só pagam precisamente aquilo que consomem, evitando-se assim os excedentes. Hoje é muito fácil vender através de descontos e promoções, difícil é prestar um serviço de qualidade e fidelizar o cliente”, asseguram os empresários.
Olhando para o mercado, Álvaro Rito e Jorge Rito advogam que, no passado, este era difícil e competitivo porque as empresas preocupavam-se apenas em vender com base no preço. “Nunca se preocuparam em baixar os custos aos seus clientes. Foi aí que percebemos que as coisas tinham que mudar. Estudámos o mercado e fizemos o levantamento das necessidades dos nossos clientes e percebemos que os podíamos ajudar. Apresentámos então uma nova gama completa de produtos de qualidade, dotada de um sistema de controlo, provando ao nosso cliente que este consegue realizar o mesmo trabalho, com os mesmos resultados, mas com uma redução dos custos. Claro que esta mudança de mentalidades não foi imediata e demorou o seu tempo, contudo, contra factos não há argumentos e os nossos clientes perceberam que lhes oferecíamos a melhor solução”.
Com um volume de faturação em 2018, de mais de dois milhões de euros, a grande aposta da Sepitra é o mercado nacional. “Antigamente estávamos muito mais dependentes do mercado internacional, contudo, mercê esta mudança de estratégia, consolidámos a nossa posição no mercado português e, atualmente, a dependência no mercado externo diminuiu exponencialmente”, completam os empresários.
A importância da formação
Com a melhoria das instalações, a Sepitra apostou na criação de uma sala para dar formação aos os seus clientes. “É esta aposta que nos vai permitir diferenciar dos nossos concorrentes. Existem muitas empresas a laborar neste setor, cujos funcionários nunca tiveram qualquer tipo de formação, o que não faz sentido. Agora, todos os nossos clientes e os seus trabalhadores têm formação sobre produtos e técnicas, o que vai potenciar as suas soluções, além de aumentar a qualidade dos serviços prestados. A verdade é que os nossos produtos têm que ser usados corretamente. Só assim conseguem obter um bom desempenho e o operador consegue tirar maior proveito de todas as suas mais-valias, daí que a formação seja tão importante. Desde o momento em que os nossos clientes iniciaram a formação, que começaram, sem exceção, a rentabilizar mais os produtos utilizados, diminuindo o seu gasto significativamente. De assinalar que somos a única empresa na região que dá formação a técnicos de limpeza, para isso contamos com a colaboração de um engenheiro químico que, além de ministrar a formação, também nos ajuda a esclarecer eventuais dúvidas que os nossos clientes possuam”, asseveram Álvaro Rito e Jorge Rito.
Apesar de toda a evolução no setor da limpeza, os empresários consideram que a maior problemática continua a ser a concorrência, que “apenas se foca no preço, o que torna o mercado selvagem, onde qualquer um vende e está presente. Felizmente, os clientes valorizam cada vez mais a qualidade e o serviço. Prevemos que, se nada mudar, os nossos concorrentes vão enfrentar grandes dificuldades no futuro, tudo porque não se souberam adaptar a uma nova realidade”.
Os empresários encontraram nichos de negócio que querem explorar. “Identificámos setores com grandes despesas na área da limpeza que não estavam a ser devidamente servidos e acompanhados. Esta continuará a ser uma das nossas maiores apostas a curto prazo. Para além disso, pretendemos certificar as nossas formações, o que nos levará a um novo patamar de qualidade. Infelizmente, no nosso país, continuamos sem dar a devida importância à limpeza e aos profissionais que trabalham neste setor. Continua-se a pensar que só vem trabalhar para esta área quem não sabe ou não pode fazer mais nada e essa ideia é errada. Esta é uma área complexa, que deveria ser mais reconhecida. A verdade é que não é qualquer pessoa que sabe limpar e que o faz bem”, concluem.
FullRent
A FullRent é uma das empresas do grupo Sepitra, cujo foco é exclusivamente unidades hoteleiras. Neste momento trabalha já com quase uma centena de hotéis de norte a sul do país. “O nosso projeto é simples: os hotéis têm a mão de obra e nós fornecemos toda a formação, os equipamentos e produtos necessários à realização de um serviço de limpeza de qualidade”, informam Álvaro Rito e Jorge Rito. Esta solução resulta de uma parceria com um fabricante italiano de produtos químicos.
Os empresários explicam como tudo funciona: “O nosso sistema permite um melhor controlo e uma simplificação de procedimentos. As encomendas de produtos e material de limpeza, assim como a necessidade de stocks e espaços de armazém são eliminados, graças ao uso de detergentes concentrados fornecidos por uma máquina instalada por nós no hotel. Desta forma, existe um controlo efetivo da utilização dos produtos químicos, acabando com o desperdício ou falta de produto, uma vez que são feitos reabastecimentos periódicos. É realizado um contrato anual a partir de um valor fixo por quarto limpo.
A crescer à razão de cerca de 500 mil quartos/ano, a FullRent vai ultrapassar este ano a marca dos dois milhões de quartos.
DeterPoint
A DeterPoint é a empresa mais recente do grupo e dedica-se principalmente ao comércio grossista, importação e exportação de máquinas, equipamentos e produtos químicos, destinados ao mercado da limpeza, higiene e segurança.
“Dispomos de umas instalações de excelência, onde destacamos a nossa sala de formação e o nosso showroom, disponíveis para os nossos clientes e parceiros. Não obstante sermos uma empresa jovem, nos quadros da empresa contamos com profissionais com longos anos de experiência no setor da limpeza”, afirmam os empresários.
De referir que Sepitra, FullRent e DeterPoint contam com um total de 24 funcionários e estão dotadas de infraestruturas em Porto, Leiria, Lisboa e Albufeira, o que permite um acompanhamento eficaz aos seus clientes