Um município em ascensão
Está a chegar ao fim o primeiro mandato de Mário Loureiro como presidente da Câmara Municipal de Tábua. Volvidos estes quatro anos, não restam dúvidas de que o trabalho do autarca é já um marco na história do concelho. Apesar de ter assumido um mandato de continuidade, conseguiu ainda assim contribuir para a afirmação do concelho no panorama nacional e internacional, tendo sido este classificado como um dos concelhos com melhores condições para atrair pessoas e emprego.
Falar de Tábua, é falar de um dos concelhos mais competitivos do país. São vários os fatores que indicam isso mesmo: localização, empregabilidade, qualidade de vida, oferta cultural e turística, acessibilidades, serviços, entre muitos outros. De facto o concelho tem registado um desenvolvimento bastante significativo nos últimos anos porque soube tirar partido daquelas que são as suas potencialidades. Com todas estas condições, é importante que se continue a estimular aquilo que de melhor existe no concelho, e para isso, o contributo dos autarcas tem sido fundamental.
Mário Loureiro cumpre agora o seu primeiro mandato como presidente da Câmara Municipal de Tábua, embora tenha desempenhado outros cargos no executivo camarário antes de ser eleito. Quando assume a presidência, era já um bom conhecedor das práticas do município, dando por isso continuidade ao trabalho que vinha a ser desenvolvido até então, com novas estratégias e projetos, mantendo sempre a preocupação de atrair mais empresas e criar mais emprego, a única forma de manter as pessoas e as suas famílias, proporcionando-lhes uma vida de qualidade.
Financeiramente o Município encontrava-se com algumas dificuldades e houve a necessidade de adaptar algumas estratégias para assegurar o futuro. Ainda assim, a autarquia nunca se privou de fazer investimentos. “Antes pelo contrário, sempre fizemos muitos investimentos”, salienta o edil. “Com as nossas estratégias conseguimos organizar-nos e sermos mais eficientes e por isso conseguimos cumprir com todos os compromissos, reduzindo o nosso endividamento. Para tal, foi decisivo o empenhamento e o apoio de todos os autarcas de freguesia, que têm sido gestores exímios de pequenos orçamentos, mas que têm concretizado, com muito rigor, investimentos que dão mais segurança e qualidade de vida às suas populações”.
Educação como base para o desenvolvimento
Para o autarca, os jovens são determinantes para o concelho e para o seu desenvolvimento e, por isso, centrou grande parte dos seus esforços no apoio à educação. “Fizemos desde logo uma aposta nas atividades de enriquecimento curricular e nos jardins de infância, dispondo as nossas crianças, a partir dos três anos, de uma oferta ao nível do inglês, da música e da atividade física e desportiva. Demos ainda um grande apoio ao primeiro ciclo, porque nos preocupamos com a qualidade de ensino e com o desempenho dos alunos, aproveitando as potencialidades do novo centro escolar, dotado com as novas tecnologias. Para além disso tivemos sempre a preocupação para que todos os nossos alunos tenham acesso ao desporto e também à cultura”, nota. Por essa mesma razão, tendo sido a sua primeira obra e talvez a mais emblemática enquanto autarca, a construção do Centro Cultural de Tábua, que, além das atividades habituais, desenvolve em parceria com as escolas, um conjunto de iniciativas para todos os alunos.
Uma das grandes preocupações da autarquia tem sido igualmente o combate ao abandono escolar. “Implementámos há já vários anos a oferta de manuais escolares aos agregados familiares cujo rendimento não ultrapassa os 15 mil euros, apoiando também as famílias”, nota o autarca.
A escola EPTOLIVA é igualmente uma referência para os jovens em termos de formação profissional e, com as diversas áreas tem sido uma aposta certa, já que a qualidade do ensino ministrada e a adequada escolha dos cursos, tem proporcionado aos alunos um grau de empregabilidade quase total na região.
Centro Cultural, um ícone da cultura
De facto, com a construção do Centro Cultural de Tábua, o Município conquistou uma dinâmica muito própria, porque se trata de um centro com uma atividade permanente e diária. Com a criação deste espaço, permitiu que se formasse no concelho a academia artística do município, que era uma das suas principais lacunas a nível cultural. “Tábua não tinha uma única banda de música e conseguimos com os nossos alunos e professores das atividades de enriquecimento curricular e com o Conservatório de Música e Artes do Dão, estabelecer parcerias para as crianças terem formação musical ao nível da orquestra. Este é realmente um trabalho de sucesso que tem merecido o reconhecimento dos tabuenses em geral e de muitos músicos profissionais”, esclarece Mário Loureiro, acrescentado que tem sido fundamental o apoio dos pais das crianças que as incentivam a participar, incutindo-lhes o gosto pela música.
Ter atividades culturais diárias é um esforço que o Município tem procurado cumprir desde que o centro cultural foi inaugurado, e por isso existe aqui um conjunto de atividades heterogéneas, desde cinema em 2D e 3D, espetáculos de música, teatro, exposições, entre muitas outras.
“Também a nossa academia sénior é uma realidade, ali sediada, com cerca de 90 alunos assíduos e interessados, que assim podem ter um envelhecimento ativo, aproveitando todas as suas capacidades motoras e intelectuais, proporcionando-lhes muitos conhecimentos e formação ministrada por pessoas das mais diversas áreas – cultura, saúde, educação, agricultura, informática, atividade física, entre outras – tudo de forma gratuita. Investimos muito sobretudo nos nossos jovens para que eles sintam que estas iniciativas são fundamentalmente para eles para que não sintam a necessidade de as procurar fora. Felizmente, muitas vezes são eles próprios que, por iniciativa própria, abraçam os nossos projetos”, enfatiza o presidente.
Um dos melhores concelhos para investir
“A área empresarial e a criação de emprego é uma área que nos é muito querida”. É assim que Mário Loureiro introduz este tema, salientando que, no período alto da crise, o município conseguiu captar novos investimentos, contrariando assim as tendências. “Nos últimos cinco anos foram criados no concelho mais de dois mil postos de trabalho”. Um dado que impressiona, tendo em conta que o concelho tem pouco mais do que 12 mil habitantes. “Tivemos dezenas de milhões de investimentos nos últimos anos e eles continuam a existir. Cada empresário que nos solicite apoio para qualquer investimento que faça no seu negócio, para ampliação e criação de emprego, nós estamos recetivos a ajudar através do nosso gabinete de apoio ao investidor. Apoiamos todos à sua dimensão”, salienta.
No que às áreas de atividade diz respeito, o concelho dispõe de uma diversidade muito grande desde o mobiliário e conforto, confeções, indústria alimentar, vitivinícola, têxtil, metalomecânica, construção, transformação de granitos e mármores, entre outras. “Tábua, há 20 anos, quase que não tinha expressão empresarial e hoje somos classificados como um dos concelhos com melhores condições para atrair pessoas e emprego”, realça Mário Loureiro. A construção para habitação disparou no concelho e a que já existia encontra-se sobrelotada.
Turismo em ascensão
Do ponto de vista turístico, o Município tem vindo a implementar também um conjunto de iniciativas, impulsionando uma das suas potencialidades: a natureza. “Temos espaços de turismo rural com muita qualidade e que realmente nos orgulham. Aliás, o concelho de Tábua foi classificado pelo jornal inglês The Guardian, como um dos melhores destinos da Europa para umas férias em família”, adianta o presidente.
O turismo de natureza assume aqui uma grande expressão, com a albufeira da Aguieira e o rio Alva como principal cartão de visita, bem como os percursos pedestres e ainda os trilhos do BTT, que atraem a Tábua milhares de praticantes todos os anos. A procura pela região tem crescido consideravelmente e, por forma a explorar estes recursos, a autarquia lançou uma candidatura aos fundos comunitários para a construção de uma praia fluvial na zona do rio Alva, para que esta seja mais uma atração turística de qualidade excecional.
“Com a reabertura do Hotel de Tábua, prevista para o final do presente ano, a nossa oferta para o turismo, vai aumentar substancialmente em termos de qualidade e quantidade”, realça.
Juventude e desporto
“Também os nossos jovens e as associações têm sido um parceiro ideal do município, promovendo eventos e atividades desportivas e culturais de que nos podemos orgulhar, mostrando-se sempre disponíveis para apresentar propostas e assumir responsabilidades, aproveitando igualmente das potencialidades das infraestruturas municipais – pavilhão multiusos, piscinas, estádio municipal, ginásio municipal, centro de marcha e corrida, centro de BTT e espaços de lazer”, termina.







