De mãos dadas com a tecnologia

Fundada em Setembro de 1998, num período em que a Internet ainda se apresentava ao mundo, a Comsoftweb dedica-se à implementação de soluções globais no setor das tecnologias da informação. Agindo em função de um mercado que carecia do apoio técnico especializado e diferenciado na área da gestão integrada e da consultadoria informática, a missão da Comsoftweb, empresa sediada na zona de Pombal, é prestar um serviço de qualidade ao nível da venda e da pós-venda das suas soluções, fazendo um acompanhamento total desde a receção até à saída do produto.
A missão da Comsoftweb passa por implementar soluções de gestão informatizada do tipo “chave na mão”. Qualidade, dinamismo, evolução, profissionalismo e orientação para o cliente são certezas na empresa. A Comsoftweb oferece aos seus clientes dois programas de software de referência (PhC e Eticadata) essenciais para a gestão de qualquer empresa. Assim, “mesmo com a crise que houve no país, com orgulho, crescemos todos os anos, sem exceção”, salienta Nicolau Domingues, administrador da Comsoftweb há mais de 20 anos, em parceria Manuel Neto. Com uma faturação a rondar os dois milhões de euros em 2018, a Comsoftweb está vocacionada sobretudo para o mercado empresarial. “Nos últimos anos realizamos uma grande aposta no setor da agroindústria, que nos tem aberto novas portas. Começamos a fazer feiras na área alimentar e, hoje, contamos com alguns clientes âncora nesse setor. É com esses clientes que temos consolidado o nosso crescimento. Não podemos ainda esquecer a área do desenvolvimento de software. Reforçámos também a equipa de desenvolvimento, o que nos permitiu realizar customizações, ajustes e desenvolvimento da web”, explica o empresário.
Em relação à concorrência, Manuel Neto refere que esta e o mercado, “acima de tudo, dinamizam o que já temos. A internet veio revolucionar a indústria e trouxe diferentes players para o mercado, novas áreas de negócio e novas necessidades dos clientes. Esta nova realidade obrigou-nos a adaptar e a delinear novas formas de atuação. Apesar disso, a nossa certeza continua a mesma: Cada cliente é único e que cada produto/solução se destina a servir as suas necessidades específicas, devendo, por isso, ser simples, flexível, intuitiva, estável, segura e em permanente inovação tecnológica”.
Numa área cada vez mais especializada e competitiva, com uma maior procura e uma menor quantidade de recursos humanos disponível, os dois administradores vêm a falta de mão de obra como o principal obstáculo a um eventual crescimento da empresa. “Este é um problema grave com o qual nos deparamos. Neste momento, não crescemos mais porque não arranjamos mão de obra especializado para o setor do desenvolvimento. Não podemos esquecer também que o nível salarial disparou, o que faz com que tenhamos de ser cautelosos, até porque os recursos humanos necessitam de cerca de dois anos de investimento, no mínimo, até que possam ser autónomos e atingir todo o seu potencial. É muito importante que o funcionário entra e perceba a cultura do cliente e a cultura da empresa. Essa aprendizagem não vem da escola, temos de ser nós a ensiná-la e pô-la em prática”.
Nicolau Domingues e Manuel Neto olham para o futuro de forma otimista mas cautelosa. “Queremos, sobretudo, consolidar a nossa posição no mercado, inovar processos e serviços, ao mesmo tempo que estamos atentos à evolução. Só assim poderemos oferecer e promover novos serviços e criar soluções cada vez mais práticas e eficazes para os nossos clientes. Claro que também queremos alargar a nossa rede de parcerias e realizar negócios interessantes, mas sem grandes euforias”, concluem.